A turma artsy, movida a novidades fora da curva, resolveu deixar para trás a sisudez das galerias para investir sabe em quê? Um bar! O Lourdes Bar, projeto de Felipe Dmap, um dos diretores da Galeria Mendes Wood, ao lado de Luiza Bernardes, Lucas Arruda e Cacá Ribeiro, abriu na noite desse sábado, dentro de uma galeria na Rua da Consolação, quase esquina com a Avenida São Luis, no centro de São Paulo. A ideia surgiu de conversas e tomou forma, às pressas, para abrir a tempo da 32ª Bienal de São Paulo, que será inaugurada na próxima quarta-feira.
De primeira, o vazio chama atenção, algo incomum para um bar, sempre cheio de badulaques e referências. Saem as paredes brancas das galerias e entra em ação um cinza escuro, que predomina todas as paredes e cortinas, usadas para dividir os dois ambientes da casa – o salão e a pista de dança. Na área central, mesas e cadeiras se misturam a um discreto balcão de bar, e o que chama atenção é a obra “OsPretosDoBarSomosNós/Todos” de Adriano Costa, que, na versão de letreiro digital, repete em looping frases e cotações da bolsa da Nasdaq. Adriano é representado pela Mendes Wood, ajudou na curadoria do som e era um dos mais animados da noite de inauguração.
A pista de dança é um charme. Com jogo de luzes, globos em miniatura e ventiladores em tamanho oversized, um convite ao mais animados – a música foi ganhando força ao longo da noite, deixando as batidas artsy e minimalistas para trás e experimentando uma ótima mistura de black music com hits dos anos 70 e 80. Bem ali, no canto, uma escada em caracol leva os convidados a uma área de descanso e aos banheiros. Enquanto espera, uma obra de FKawallys te faz companhia. Quem passou por lá na noite de estreia? Renata Sarti, Eduardo Toldi,Felipe Morozini, Kleber Matheus, Christopher Alexander e outros modernos.
Por ora, apenas drinks saem da cozinha, e a ideia é que a partir da próxima semana pequenos snacks façam parte do menu. E logo no segundo dia de funcionamento, neste domingo, Marcia Fortes, da Galeria Fortes Vilaça, recebe convidados para uma festinha que promete. (Por Matheus Evangelista)
Um vídeo publicado por lourdes (@olourdesbar) em