Todo mundo sabe que Carine Roitfeld, editora-chefe da "Vogue" francesa, é quase uma Anna Wintour. Quase, porque se a editrix da "Vogue" americana pode se dar ao luxo de abrir mão de certos compromissos, Carine também pode fazer o mesmo de vez em quando. Prova disso é que ela agora faz parte de uma lista de "personas non gratas" elaborada pela Balenciaga.
* O motivo? Carine não marcou presença no último desfile da maison, na Semana de Moda de Paris, e nem sequer mandou um assistente no lugar dela. Como resultado, a Balenciaga não a convidou para o show deste ano e decidiu cortar anúncios na revista, além de suspender o empréstimo de looks para editoriais.
* A decisão partiu dos executivos do grupo PPR, controlador da Balenciaga, e contou com o apoio do estilista Nicolas Ghesquière e da poderosa stylist Marie-Amélie Sauvé, ex-funcionária de Carine, que assinou o styling de um ensaio da apresentadora Eliana para a revista "Joyce Pascowitch" no ano passado. Nem precisa dizer que nenhum deles morre de amores pela editora, precisa?