Publicidade
Fotos criticam a estética artificial e distorcida em relação aos corpos exibidos em revistas ou pela Internet

Com o intuito de repensar a estética ditada pela mídia em imagens “manipuladas”, Gabriel Wickbold realiza sua nova exposição “Sans Tache” (Sem Marca), com uma série inédita de 15 fotos que questiona a ação da passagem e os efeitos do tempo na natureza humana. “Quis transmitir nessa série a relação com envelhecimento, mostrar as marcas reais do corpo. Por isso coloquei os grilos, para mostrar que tudo vai envelhecer. Por mais que a fotografia congele um instante, o tempo é uma das coisas mais justas que existem.”

O método da grilagem consiste em deixar o papel fotográfico sendo comido por grilos por cerca de 48 horas, o que dá esse aspecto envelhecido. “A exposição trata da relação humana com as marcas das quais nós mesmos queremos fugir. Nossa geração está muito focada em Photoshop, no perfeito, eu queria mostrar um pouco as paranoias das marcas.”

Inspirado na luz lateral e sombria de Caravaggio e na arte barroca renascentista, Gabriel fotografa diversas pessoas para este ensaio, cujo resultado transmite a sensação de corpos embalsamados, submersos ou, em outros momentos em estado de levitação. Em algumas imagens, o corpo se apresenta em posição fetal, sem formas claras. Em outro momento, em pé, quase como um espelho em tamanho real. Em outra fotografia, o menino de cabelo ruivo parece Peter Pan em voo livre, como na “terra do nunca”, onde não se envelhece jamais (Por Denise Meira do Amaral).

Exposição: Sans Tache (Sem Marca)

Quando: De 15 de agosto a 20 de setembro

Onde: Galeria Lume – rua Joaquim Floriano, 711 – 2º andar – Itaim Bibi

Horário: Segunda a sexta-feira, das 10h às 19h. Sábado, das 11h às 14h

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter