Salvador é conhecida pelo famoso Carnaval que toma conta das ruas da cidade, mas poucas pessoas conhecem o outro lado da folia: o afro. O artista plástico Alberto Pitta, que há 30 anos desenvolve trabalhos ligados à cultura africana, é o responsável pelas estampas dos blocos afros e afoxés da capital baiana. Seus tecidos decoram a casa de Caetano Veloso, por exemplo. Nos últimos 15 anos, Alberto se dedica ao Cortejo Afro, bloco que resgata os valores estéticos do Carnaval de Salvador e que atualmente está em busca de apoio e patrocínios.
Em seu trabalho, Pitta explora estampas, figurinos, adereços e alegorias, trazendo a arte de volta para as avenidas da cidade. Os ensaios pré-Carnaval do cortejo, , acontecem semanalmente durante o verão e são conhecidos pela participação de muitos convidados famosos como Carlinhos Brown, Daniela Mercury, Gilberto Gil, Caetano Veloso e muitos outros.
Pois bem: a novidade para o próximo ano é o Afródromo, um novo circuito destinado ao desfile de blocos afro. “Este projeto é de Carlinhos Brown e está chamando a atenção da cidade por ser muito profissional, com estrutura grande”, disse Alberto Pita. Uma ótima maneira de conhecer o outro lado do Carnaval mais popular do Brasil.