Publicidade
Thaila Ayala na Chapada dos Veadeiros || Créditos: Reprodução Instagram

A Chapada dos Veadeiros tem sido a escolha de muitos famosos que querem fugir dos agitos dos grandes centros urbanos e buscam contato com a natureza. Thaila Ayala, Jesus Luz, Mônica Iozzi, Isabella Santoni e Hugo Gloss são alguns dos nomes que já se renderam às belezas do local.

Mas, afinal, o que as celebs gostam de fazer quando viajam para lá? Entre cachoeiras cinematográficas e serviço exclusivo de bar na beira das águas, conheça os passeios mais hypados.

Cachoeira Santa Bárbara

Localizada em Cavalcante (GO), a Cachoeira Santa Bárbara merece atenção especial. Tanto ela quanto a da Capivara são grandes patrimônios do cerrado brasileiro graças a suas águas turquesas. As duas maravilhas são protegidas pelo Quilombo Kalunga, que controla o acesso de pessoas e desenvolve o turismo sustentável.

Para chegar até a Santa Bárbara é preciso percorrer, após Cavalcante, 25 km até a comunidade kalunga Engenho II. Chegando lá é necessário ir ao CAT (Centro de Atendimento ao Turista) para contratar um guia que o levará até as quedas. Da comunidade até a cachoeira são mais 6 km de distância. Você pode seguir mais 1 km de carro e percorrer os outros 5 a pé. Quem não tiver preparo ou ânimo para a caminhada existem duas opções: ir de 4×4 para estacionar bem próximo a cachoeira ou contratar um serviço de transporte oferecido no local.

Vale da Lua

O Vale da Lua é uma região peculiar e cheia de mistérios. O point, um dos mais conhecidos da chapada, abriga formações rochosas esculpidas pelo Rio São Miguel durante milhares de anos, que lembram o solo lunar. Para chegar ao Vale da Lua é necessário fazer uma trilha de fácil acesso, percorrendo apenas 600 metros.

A atração fica próxima à Vila de São Jorge,  apenas 11km pela estrada principal da Chapada (GO-239) até uma pequena estrada de terra contornada por árvores do lado oposto ao Parque Nacional, que dá acesso a recepção. Paga-se um pequena taxa na entrada para manutenção do local.

Almécegas

As cachoeiras Almécegas 1 e 2 estão localizadas entre a cidade de Alto Paraíso (GO) e a Vila de São Jorge. As duas quedas d’água estão entre as principais atrações da região. Situadas dentro da Fazenda São Bento, é necessário pagar uma taxa para conhecê-las de perto. Há também a possibilidade de se hospedar na pousada Inácia, que também dá acesso ao local e não cobra por isso. Aliás, a pousada é reduto de famosos, que querem aventura com conforto.

É preciso pegar uma estrada de aproximadamente 3 km (é possível fazer de carro ou a pé). Depois são mais 1,5km de trilha bem sinalizada com placas até a cachoeira Almécegas 1. A queda d’água despenca em uma altura de 45 metros em forma de véu de noiva em uma piscina de águas verdes. O lugar é perfeito para a prática de rapel.

Hugo Gloss em Almécegas || Créditos: Reprodução Instagram

Cachoeira do Doutor e Gabi

Localizadas próximas de Alto Paraíso, as duas quedas d’água estão dentro da propriedade da pousada Inácia e são praticamente exclusivas, sem acesso do grande público. São cachoeiras com acesso rápido, a apenas 5 minutos dos chalés do hotel boutique, que ainda oferece um serviço exclusivo de atendimento do restaurante L’Alcofa. O local é aberto tanto para hóspedes quanto para clientes do restaurante.

Cataratas dos Couros

As Cataratas dos Couros são formadas por cachoeiras, poços e corredeiras. É destino certo para ecoturistas e amantes de programas outdoor. O local possui uma sequência surpreendente de quedas que forma paisagens para lá de cinematográficas. Saindo de Alto Paraíso, são 16 km de asfalto e depois mais 35 km de terra. Para a aventura, contratar uma agência local ou guia da região é uma boa pedida. A trilha é de nível fácil, mas pode ser perigosa se feita sem atenção e conhecimento da região.

Loquinhas

Localizada a exatos 4 km do centro de Alto Paraíso, o imenso poço de águas transparentes, com tons de azul e verde, é cercado por um paredão rochoso cortado por uma enorme queda d’água, considerada uma das mais belas da região.

Como a maioria das cachoeiras da Chapada dos Veadeiros, a atração fica em uma propriedade privada, sendo necessário pagar uma pequena taxa para visitação. Lá estão o Circuito Loquinhas e o Circuito Violeta. Se você desejar conhecer ambos no mesmo dia, indicamos chegar bem cedo, visto que cada circuito é composto de várias atrações.

Loquinhas || Créditos: Divulgação

Macaquinhos

A Cachoeira do Macaquinho é um circuito ainda não tão conhecido por lá. Para chegar não há muito segredo. Mas o acesso tem algumas dificuldades.

O lugar é lindo. São várias cachoeiras com diferentes atrativos: o visitante pode encontrar poços de água cristalina e de cor verde esmeralda. As quedas vão desde as pequenas, que formam hidromassagens naturais, até as maiores. Há até uma cachoeira exclusiva para a prática do nudismo.

Isabella Santoni em Macaquinhos || Créditos: Reprodução Instagram

Serviço
Para mais informações: (62) 9 9908 0895

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter