Conheça João Fonseca, o garoto prodígio que é a nova revelação do tênis

Foto Reprodução Instagram

Ele tem 17 anos e já se coloca como promessa do tênis. João Fonseca brilhou no último sábado (9) no US Open, em Nova York, ao conquistar o título Masculino Juvenil de Tênis em uma disputa acirrada contra o americano Learner Tien. Com a vitória, o carioca se torna líder do ranking juvenil e entra no torneio ocupando a posição 650 entre os profissionais.

João já chama a atenção há algum tempo: neste ano saiu vitorioso na Copa Davis Juvenil e recebeu convite para a chave principal do Rio Open. Além disso, assinou contrato de patrocínio com a marca suíça On, que tem Roger Federer como investidor. Seu próximo desafio é disputar contra o francês Arthur Gea, de 18 anos, e de novo contra Tien, de 17 anos.

GLMRM entrega algumas curiosidades que pouca gente sabe do jovem tenista:

Açaí guardião

João Fonseca é torcedor do Flamengo, gosta de praia e de tomar açaí todos os dias no café da manhã, além de jogar cartas com o seu avô. Quando está no Brasil, o atleta gosta de treinar no novo Rio Country Club.

Vida de esportista

Já praticou futebol, judô, surfe, skate, kitesurf, vôlei e beach tênis. Começou a jogar tênis aos cinco anos, mas desde os oito se dedica integralmente ao esporte. Ele se destaca em quadra pelas habilidades técnicas e por estilo de jogo agressivo, com um forehand tido como “matador”, mas fora das quadras é visto como um garoto alegre, extrovertido e muito social, cheio de amigos.

Grande conquista

Uma de suas maiores conquistas aconteceu em 2021, quando terminou o ano como campeão dos três torneios do Circuito Mundial Juvenil. Diante desse resultado recebeu o convite para jogar seu primeiro torneio profissional em dezembro do mesmo ano no Rio, onde conquistou seu primeiro ponto no Circuito ATP de duplas. Chegou às quartas de final de duplas do Challenger realizado na Arena do Parque Olímpico do Rio.

Filho de peixe, peixinho é

Entrar no mundo dos esportes era algo praticamente inevitável, uma vez que é uma regra na família. A mãe joga vôlei, pratica kitesurf e pedala. O pai pratica ciclismo e kitesurf, além de surfar. Os dois irmãos seguem o mesmo roteiro. Em comum nos Fonseca está o tênis, mas de forma amadora. João é o primeiro a levar o esporte como profissão. “Cresci fazendo todos os esportes possíveis”, conta ele ao GLMRM.

Primeira paixão: o futebol!

O rapaz frequentava uma escolinha de futebol antes de seguir no tênis.  No entanto, essa trajetória sofreu uma reviravolta dramática quando sofreu uma lesão durante uma partida de futsal. O incidente, que envolveu um tombo muito forte, o fez mudar de planos: “Depois do acidente foquei no tênis e me apaixonei”, comenta.

Novos rumos

Agora o foco é a transição para o circuito profissional. Segundo João, a decisão final sobre essa mudança de rumo só será tomada em 2024.

Sair da versão mobile