Publicidade
Terapias alternativas || Créditos: Pixabay
Terapias alternativas || Créditos: Pixabay

Estresse, ansiedade e todos os problemas que foram acentuados com a pandemia de coronavírus podem ser minimizados com a ajuda de terapias alternativas e pequenos atos durante o dia que podem restabelecer o bem-estar. Entre eles, o uso de terapias alternativas, como os florais alquímicos e os óleos essenciais, por exemplo. Os compostos naturais não têm efeitos colaterais e podem ser usados por todas as idades com a indicação de um profissional. Por isso, Glamurama pediu algumas dicas de Joel Aleixo, alquimista da AlkhemyLab, para o uso desses produtos de forma benéfica e consciente. Vem!

Como florais alquímicos e óleos essenciais podem ajudar?

Existem opções de florais alquímicos, que são remédios vivos, e de óleos essenciais, a parte mais rica das plantas, para encontrar o equilíbrio na questão física, emocional e mental. Estes trazem bem-estar, diminuem os níveis de ansiedade, e podem oferecer sensação de clareza e segurança, muito necessárias neste momento. “Já que hoje não podemos sair para o mundo ou ter um encontro saudável com a natureza, podemos promover o encontro interiormente, por meio dos florais alquímicos”, explicou Joel.

O uso do florais alquímicos traz para nosso corpo as virtudes da natureza, como a calma. “Cada planta possui um ativo molecular específico que deverá ser o mesmo do óleo essencial, este é usado na Aromaterapia, por exemplo, como uma ferramenta de apoio para saúde, equilíbrio e bem-estar”, contou Cristiane Pagliuchi, aromaterapeuta, osmóloga, engenheira cosmética da WNF e diretora científica da Vegana.

Se mantenha lá em cima!

O inverno tem relação direta com a redução da imunidade, assim como ansiedade e estresse recorrentes. “Em cenários de estresse, ansiedade, coação e insegurança o nosso organismo é diretamente afetado no físico e no emocional”, disse Cristiane. No momento, muito frequentemente, estes fatores ainda se somam a mudança e piora na alimentação e na apatia e falta de exercícios físicos causados pelo isolamento social.

Para os especialistas, algumas mudanças no dia a dia já podem fazer a diferença para recuperar o bem-estar e a saúde. Por exemplo, manter a mente ocupada, arrumar o ambiente da casa e retirar o que já não é mais essencial. “Essa limpeza é fundamental, tirar tudo o que não te serve mais para deixar a vida mais limpa”, revelou Joel.

Dentre os óleos essenciais a dica da aromaterapeuta é a Lavanda francesa que proporciona a diminuição da ansiedade e auxilia no relaxamento físico e mental. Já em relação aos Florais Alquímicos a AlkhemyLab by Joel Aleixo indica o Imunosinergia, para fortalecimento do sistema imunológico, com ação bactericida e antisséptica, e os compostos alquímicos Proteção, de proteção energética que minimiza situações de ansiedade, medo e pânico, e Imunidade, para aumentar a resistência corpórea, proteger de doenças contagiosas e auxiliar em tratamentos de resfriados e gripes.

Ritual em casa

Cristiane tem receitas de hidratante natural para noite e dia com blend de óleos essenciais, a mesma combinação pode ser usada por até 15 dias. De acordo com a aromaterapeuta os óleos podem ser variados de acordo com o sentimentos e sintomas a serem tratados. Deve-se escolher o seu óleo vegetal preferido como carreador ou uma base neutra. Para noite, separe em um pote ou recipiente que consiga fechar (com tampa) 10 ml de óleo vegetal ou 5 colheres de sopa cheias de creme neutro junto com 1 gota de óleo de lavanda e 1 gota de laranja doce ou bergamota e 2 gotas de alecrim, usando após o banho ou antes de dormir.  Já para o dia, utilize o mesmo carreador com 2 gotas de óleo de lavanda e 1 gota de laranja doce ou bergamota e 1 gota de erva doce. Use em todo o corpo como hidratante. Essa dosagem é suave e segura, pode ser conservada por até 5 dias. Ideal para relaxar, acalmar, tranquilizar e alegrar.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter