Publicidade
Trump e Biden || Créditos: Getty Images
Trump e Biden || Créditos: Getty Images

O resultado das eleições dos Estados Unidos deverá impactar o segmento de recuperação judicial no Brasil e acabar influenciando na saúde das empresas do País. De acordo com Marco Pozzebon Tacco, sócio-diretor da NDN Advogados, isso poderá acontecer pelo fato de a exportação nacional ser, em grande parte, baseada nas commodities. “Grande parte da produção é voltada ao mercado externo. Pouca coisa fica no mercado interno. A gente viu isso com o arroz agora, por exemplo. Os produtos estavam sendo destinados ao mercado internacional”, explica.

No caso de o presidente Donald Trump ser reeleito, Tacco diz que o cenário será de maior acirramento no confronto dos Estados Unidos com a China e também vê mantida uma política monetária que mantenha o dólar forte. Outro ponto levantado pelo especialista é a proximidade entre o presidente Jair Bolsonaro e Trump, que pode trazer facilidades. “Com a manutenção das políticas externas dos Estados Unidos, o Brasil tem um ganho”, afirma.

Se acontecer uma vitória do democrata Joe Biden, Tacco prevê um afrouxamento da política monetária, elevando a taxa de juros. Além da cobrança de impostos e a tentativa de reduzir o déficit do país. “A gente vê isso será um pouco ruim para o Brasil, por causa do desalinhamento do atual governo. As políticas de Biden vão ser muito mais voltadas para o reaquecimento dos Estados Unidos e mais para a parte social. Isso pode criar condições que não sejam tão boas para as empresas de fora dos Estados Unidos”, diz. (Por Giorgia Cavicchioli)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter