Publicidade
a
a
Na foto, José Wilker na abertura da ArrRio de 2013 || Crédito: Juliana Rezende

Talvez pouca gente saiba, mas, além de ator, José Wilker foi um grande colecionador de arte e relógios. Agora, seus fãs vão poder conhecer a coleção de perto, com exposição de quadros, gravuras e esculturas, além de itens pessoais, como canetas e mais de 20 relógios de pulso, a partir do próximo dia 28 de outubro no Atlântica Business Center, no Leme, Rio de Janeiro.

“A ideia de expor a coleção do meu pai foi surgindo junto com um desejo de preservar não só o seu trabalho como ator, mas o seu olhar, que era único, curioso, muito bem humorado. Fomos ouvindo as histórias dos amigos, recontando as nossas, e percebemos que o universo que ele criou para si sempre foi muito fascinante. A casa dele era uma delícia, decorada com muito bom gosto, e a coleção de arte sempre acompanhou as outras coleções – de canetas, de bonés, de All Stars, de livros, filmes, DVDs… Percebemos que dividir e manter esse olhar dele vivo era importante para nós”, disse Isabel Wilker, filha do ator, ao Glamurama.

Além da exposição, que fica em cartaz até o dia 03 de novembro, o público poderá adquirir as peças com um leilão, que acontece no dia 5 de novembro, de 104 itens da coleção. “Pensamos em leiloar a coleção do meu pai para que ele seja lembrado, para que sua coleção continue viva entre aqueles que o admiram e que podem, num futuro, participar ativamente do cultivo dessa memória, cedendo peças para possíveis exposições, ou apenas guardando a peça no coração”, explicou Isabel.

*

Entre as obras, objetos de design como a cadeira Shark dos Irmãos Campana e artistas brasileiros contemporâneos como Afonso Tostes, Nazareno, Raul Mourão, James Kudo, Cabelo, Patrícia Leite, Marcos Cardoso, Eduardo Sued, Roberto Magalhães, Paiva Brasil, Glauco Rodrigues e Jessica Mein.

No catálogo, com ilustrações de todas as obras, artistas e amigos contam como Wilker escolhia as peças em galerias e ateliês: “Assim como em sua profissão, era curioso e interessado: adorava o encontro, a descoberta, o bate-papo. Nessa troca, ele se encantava – e é, acima de tudo, tal encantamento que estará à disposição do público, fazendo deste um leilão especial”.

*

Com aproximadamente 18 mil livros, CDs e DVDs, a biblioteca do ator será em breve disponibilizada para acesso universal em ações governamentais. Também estão programadas reedições de textos de sua autoria e a publicação de preciosidades inéditas. Abaixo, itens que estarão na exposição.

[galeria]3559981[/galeria]

Coleção José Wilker
Exposição: 28 de outubro a 3 de novembro de 2015, das 12h às 21h
Leilão: 5 de novembro de 2015, a partir das 19h30
Onde: Atlântica Business Center – Avenida Atlântica, 1130, 7º andar, Leme, Rio de Janeiro
Catálogo online a partir do dia 25 de outubro www.soraiacals.com.br

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter