Nesta sexta, o Coldplay lança seu novo álbum, ‘Everyday Life’, para a felicidade dos fãs que estão em clima de contagem regressiva. Porém, vão ter que encontrar mais paciência para ver os shows da banda.
Em entrevista à BBC News nesta quinta, Chris Martin anunciou que o Coldplay vai tirar os próximos dois anos para pensar em como montar uma turnê que não seja apenas sustentável, mas também “ativamente benéfica” para o planeta: “Todos nós precisamos pensar na melhor maneira de fazer nosso trabalho”, disse ele, emendando que o grupo quer que todas suas futuras turnês tenham um impacto positivo. “Ficaríamos desapontados se nossa próxima turnê não fosse carbon neutral”, lembrando as inúmeras viagens de avião que fazem parte desta rotina como o maior obstáculo para sua meta eco-friendly, mas sem se esquecer de outros aspectos: “Nosso sonho, por exemplo, é fazer um show sem qualquer plástico de uso único, que tenha energia solar como principal fonte.”
Por enquanto, o Coldplay só tem três shows agendados: dois em Amman, capital da Jordânia, nesta sexta – com transmissão ao vivo via YouTube -, e um no Museu de História Natural de Londres, na próxima segunda-feira, que terá toda a renda revertida a uma ONG de proteção ambiental.
Chris Martin e cia. se juntam a outros artistas da indústria fonográfica que vem questionando o atual impacto de suas turnês no meio ambiente. Billie Eilish, por exemplo, já anunciou que pretende tornar seus shows “mais verdes possível”, proibindo, por exemplo, a venda de canudos de plástico e pedindo para que seus fãs venham a seus shows munidos de garrafas reutilizáveis, além de barraquinhas de conscientização ambiental na entrada de cada local onde tocar.