A consagrada cineasta vietnamita Trinh T. Minh-há, que está no Rio de Janeiro para a mostra com sua obra na Caixa Cultural Rio de Janeiro – em cartaz desde o último dia 20 – vai dar duas aulas gratuitas neste fim de semana, no sábado e no domingo, das 16h às 18h. Em seguida, ela apresenta dois de seus filmes, “Espaços descobertos: viver é circular”, de 1985 e “Um conto de amor”, de 1995.
*
A mostra “O Cinema de Trinh T. Minh-há” pode ser vista até o dia 1º de novembro, com curadoria de Carla Maia e Luís Felipe Flores.
*
Artista multifuncional, Trinh T. Minh-há é cineasta, compositora, escritora, poeta e professora. Com um olhar voltado predominantemente para questões de gênero, política cultural e pós-colonialismo, seus filmes são experimentos que desafiam as abordagens convencionais de etnografia e documentário. Entre os prêmios recebidos na carreira estão International Trailblazers Award, do Festival de Cannes, o National Independent Filmmaker Maya Deren Award, do American Film Institute, e o prêmio bolsa da Fundação Guggenheim.