Publicidade
A “Virgem dos Rochedos” de Londres, que continha os esboços || Créditos: Reprodução
A “Virgem dos Rochedos” de Londres, que continha os esboços || Créditos: Reprodução

E não é que a “Virgem dos Rochedos”, que foi pintada por Leonardo Da Vinci há mais de cinco séculos, carregou durante todo esse tempo um segredo que só agora foi descoberto? Analisada recentemente por cientistas da National Gallery de Londres, onde está exposta desde 1880, a obra continha escondidos em seu interior vários esboços e outros rabiscos feitos à mão pelo artista italiano cuja morte completou 500 anos em maio, e que só foram descobertos graças a um exame de raio x.

De acordo com os especialistas, esse material recém-revelado consiste basicamente em ensaios do próprio Da Vinci para o óleo sobre madeira encomendado pela Igreja Católica, e apontam que ele mudou de ideia várias vezes antes do resultado final: os anjos que são destaque na “Virgem dos Rochedos” que hoje todos conhecem teriam os cabelos mais encaracolados originalmente, enquanto a cabeça do jovem Cristo a princípio havia sido pensada para ser bem maior.

Diga-se de passagem que as revelações vieram à tona dentro de um “timing” perfeito, já que a National Gallery inaugurou dias atrás a exposição “Leonardo: Experience a Masterpiece”, que ficará aberta até o fim de novembro. Mas vale lembrar que a “Virgem dos Rochedos” da capital inglesa é uma cópia feita pelo próprio Da Vinci de um quadro idêntico e de mesmo nome, que nesse caso pertence ao Museu do Louvre, de Paris, onde também pode ser apreciado pelo público. (Por Anderson Antunes)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter