A dança das cadeiras no mundo da moda não para. Após Seán McGirr ser anunciado o novo diretor criativo da marca Alexander McQueen, agora é a vez da estilista alemã Chemena Kamali, de 41 anos, assumir o comando da Chloé com a saída de Gabriela Hearst neste mês de outubro.
O anúncio da sucessão de Kamali foi divulgado na última segunda-feira (9) pelo presidente e CEO da Chloé, Riccardo Bellini, que disse: “o extraordinário talento criativo de Chemena, sua vasta experiência e sua ligação única com a herança e os valores da Chloé fazem dela uma escolha natural para a maison. Sua visão, inspirada em seu amor pela marca, celebrará o verdadeiro DNA da Chloé. Estou animado para vê-lo ganhar vida”, disse Bellini.
Essa notícia vem à tona após o fim das semanas de moda de Paris e Milão, nas quais diversos estilistas de renome assumiram ou deixaram cargos de liderança, criando um período de incerteza no setor. Por exemplo: Sarah Burton encerrou sua carreira de 26 anos na Alexander McQueen, enquanto Sabato De Sarno apresentou sua primeira coleção para a Gucci e Stefano Gallici começou seu reinado na Ann Demeulemeester.
Quem é Chemena Kamali?
Nascida na Alemanha em 1981, Chemena Kamali é praticamente desconhecida no mundo da moda – ao contrário de Gabriela Hearst, que possui sua própria marca independente de sucesso em Nova York. No entanto, Kamali possui um excelente currículo, com experiências anteriores na Chloé, onde começou como parte da equipe de Phoebe Philo e, mais tarde, como diretora de design de Clare Waight Keller, em 2013.
Desde 2016 ela ocupava o cargo de diretora de design prêt-à-porter feminino na Saint Laurent, sob a liderança de Anthony Vaccarello. Em comunicado, Kamali expressou: “Meu coração sempre pertenceu à Chloé. Tem sido assim desde que passei por aquelas portas há mais de vinte anos. Voltar parece natural e muito pessoal.”
Sua primeira coleção para a grife, a de pré-outono de 2024, será lançada em Paris em janeiro, seguida por sua estreia na moda de alta-costura.