Rosh Hashaná || Créditos: Getty Images

Celebração do Rosh Hashaná, o ano novo judaico, começa neste fim de semana. Entenda a importância da data com a ajuda de Luciano Huck

0 Compartilhamentos
0
0
0
0
0
Rosh Hashaná || Créditos: Getty Images

O Rosh Hashaná, o ano novo dos judeus, começa nesta sexta-feira e acontece até este domingo. É considerada a data mais importante do ano judaíco e sempre inciia ao pôr do sol na véspera de 1º de Tishrei, este ano no dia 18 de setembro e termina após o anoitecer em dois de Tishrei, no próximo dia 20.

Ao contrário das celebrações convencionais de fim de ano que os brasileiros estão acostumados, para os judeus esse é um momento de meditação, reflexão, balanço dos acontecimentos no período e esperança de um novo ciclo de renovação. A celebração no total tem duração de 10 dias e, nos dois primeiros, é comemorada a chegada do ano de 5781, momento em que as pessoas vão à sinagoga e renovam a aliança e o comprometimento com Deus. O período de Rosh Hashaná inclui o toque do shofar (chifre de carneiro) e também não fazer trabalho criativo. A mesa da festa é cheia de simbologias, com velas para iluminar a chegada do ano novo, cálice de prata, frutas, pães redondos que representam o ciclo da vida, entre outros. As celebrações são feitas em família, com refeições especiais sempre acompanhadas de maçã e mel.

Quer saber mais? Luciano Huck, que é de família judia, fez um vídeo bem didático sobre a data. Play para conferir!

https://www.instagram.com/p/CFSfiHOh7Jy/

Você também pode gostar