Depois de uma temporada de sucesso em São Paulo, as obras de Van Gogh, Gauguin, Toulouse-Lautrec, Cézanne, Seurat e Matisse chegam ao CCBB do Rio de Janeiro. A partir desta quarta-feira, a mostra “Triunfo da Cor”vai trazer 75 telas de 32 artistas pós-impressionistas vindas do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie de Paris. O museu arma ainda um bate-papo também nesta quarta, às 18h30, com o presidente do Musée d’Orsay, Guy Cogeval, o diretor cultural da Fundácion MAPFRE, Pablo Jiménez Burillo, e a curadora do Musée d’Orsay, Isabelle Cahn.
Esta é a segunda mostra que o Musée d’Orsay e a Fundación MAPFRE realizam no Brasil. A primeira foi “Impressionismo: Paris e a modernidade – obras-primas do Musée d’Orsay”, consagrada como a terceira mostra mais visitada no mundo no ano de 2012.
*
E a mulher representada na tela acima,”A Italiana”, é Agostina Segatori (1843-1910), antiga modelo de Paris com quem Van Gogh teve um breve relacionamento amoroso. Ela trabalhava em um café frequentado pela boêmia artística. Confira um preview na galeria abaixo.
[galeria]4363624[/galeria]
CCBB RJ
O Triunfo da cor. O pós-impressionismo: obras-primas do Musée d’Orsay e do Musée de l’Orangerie
Quando: 20 de julho a 17 de outubro de 2016
Onde: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro