No dia primeiro de julho, Nicolas Ghesquière ficará de frente com um juiz e um júri no Tribunal de Grande Instance em Paris, segundo o site “WWD”. É que o estilista está sendo processado pela Balenciaga, marca na qual ficou por 15 anos, por quebra de contrato. O caso? Ele soltou o verbo contra a maison em uma entrevista à revista “System”, indo contra o que havia sido acordado – 0 designer não poderia falar mal da empresa para nenhum veículo, quando saísse dela.
O processo jurídico teve início em setembro de 2013, mas a data para a audiência foi marcada só agora para respeitar a semana de moda masculina, que acontece em junho, e a de alta-costura, em julho. O valor da causa está estimado em R$ 22.6 milhões.
Confira abaixo algumas das frases que Nicolas Ghesquière proferiu contra a Balenciaga:
– “Nos últimos dois a três anos [na Balenciaga] foi uma frustração seguida da outra”
– “Eu comecei a ficar triste quando não tinha estima, interesse ou reconhecimento pela minha pesquisa; eles só queriam saber o como a versão comercial ia ficar”
– “Eu comecei a me sentir como se estivesse sendo sugado, como se a marca quisesse roubar a minha identidade enquanto tentava homogenizar as coisas”
– “Não tinha ninguém me ajudando do lado business da empresa”
– “Eles queriam abrir muitas lojas em regiões medíocres onde as pessoas não conheciam a marca”
– “[A marca] não tinha muita direção”