Publicidade
a
a
a
Fachada da Casa Daros, em Botafogo || Crédito: Divulgação

Para a tristeza do Rio de Janeiro, a Casa Daros vai fechar as suas portas em dezembro deste ano, após o término da exposição “Ficción y Fantasía – Arte de Cuba”, que abre neste sábado para o público. O destino do museu, que foi inaugurado em 2013 após mais de seis anos de reforma e um investimento de cerca de R$ 67 milhões, ainda não está selado, mas as negociações indicam que o Grupo Eleva Educação – holding que tem entre seus investidores o empresário Jorge Paulo Lemann – deve comprar o imóvel para transformá-lo em um cursinho pré-universitário. Nos seus primórdios, a casa foi uma escola para órfãs que funcionava em regime de semi-internato.

*

 “Ficción y Fantasía – Arte de Cuba” tem curadoria de Hans-Michael Herzog e Katrin Steffen, e traz cerca de 130 obras de 15 artistas cubanos em destaque, que retratam tanto a atual conjuntura política quanto a cultura e a história da ilha. Como a maioria dos artistas vive e trabalha em Havana, será uma boa oportunidade para conhecer algumas das mais importantes produções de Cuba nas últimas décadas. Entre os nomes estão Ana Mendieta, Belkis Ayón, Ivan Capote, Javier Castro, José Bedia, Juan Carlos Alom, Lázaro Saavedra, Los Carpinteros, Manuel Piña, Marta María Pérez Bravo, René Francisco Rodríguez, Santiago Rodríguez Olazábal, Tania Bruguera, Tonel e Yoan Capote.

[galeria]3076781[/galeria]

*

A temática não foi escolhida por acaso. A suíça Ruth Schmidheiny, dona da Daros Latinamerica, tem um carinho especial pelo país: o primeiro acervo a ser comprado pela empresa foi justamente o cubano, além de a ilha ter entrado na disputa pela sede da Casa Daros na América Latina, junto com o Brasil.

*

Com o fim da exposição “Ficción y Fantasía – Arte de Cuba”, a Daros Latinamerica informou que vai focar suas atividades públicas no contexto internacional e fechará suas atividades na Casa Daros. Vale lembrar que Casa Daros é o museu mais visitado da cidade, ao lado do MAR – Museu de Arte do Rio. (Por Denise Meira do Amaral)

 

a
Vista aérea da Casa Daros || Crédito: Divulgação

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter