Quando o assunto é internet, não existe ‘ser velho demais para isso’, principalmente quando se trata de Youtube, a maior plataforma de produção de conteúdo do mundo. E, aos 51 anos, essa é a nova aventura de Carolina Ferraz. A atriz e produtora está prestes a lançar o seu primeiro canal, que vai ao ar nesta quarta-feira. “Começamos as gravações no meio de agosto, mas já entreguei bastante conteúdo. Quero fazer algo bonito, então separei uma verba e investi, compramos um drone para fazer imagens diferentes e administrei tudo do melhor jeito possível”, conta animada.
Às segundas, Carolina apresentará um quadro fixo de culinária, um de seus expertises, já nas sextas, os vídeos serão mais livres com quadros, como o Carona da Cantoria, com convidados como Preta Gil, Letícia Letrux e Cleo, inspirado no programa Carpool Karaokê, comandado por James Corden. Além disso, abordará moda e lifestyle no ‘Acho Chique’, assunto que tira de letra já que sempre foi referência de elegância, com seu estilo despojado chique, e fará versões de videoclipes para algumas músicas do rock brasileiro. Tudo super bem humorado, como a própria atriz.
A grande missão dessa fase? Não se levar tão à sério. “Eles me deram uma semana para pensar, e eu voltei com várias ideias. Mudamos poucas coisas de lá pra cá e estou à frente de tudo, como diretora geral. Claro que tenho uma equipe maravilhosa que me ajuda, mas eu dou a palavra final. Eu estou fazendo coisas loucas e, se não fizer agora, quando vai ser? Não estou me levando à sério e a melhor parte é saber que as pessoas estão apostando em mim”.
Um dos maiores desafios de Carolina é, com certeza, entender a linguagem do Youtube. A atriz, que estreou como apresentadora em 1987 e fez sua primeira novela em 1990, revela que é preciso se adequar. “Não dá para comparar a TV com o Youtube. São universos completamente diferentes, e eu posso afirmar que eles nem são primos. Talvez conversem entre si em alguns momentos, mas é outra vibe. Estou quebrando a cabeça, principalmente porque quero fazer algo autoral, dar o meu melhor. Sempre pensei: o que eu posso fazer que vai ser, no mínimo, autêntico? Sempre vai ter uma pessoa melhor, mais engraçada, mais bonita e original. Mas a maneira como eu enxergo a vida, essa perspectiva só eu tenho”.
PAUSA NA ATUAÇÃO
Carolina Ferraz já fez mais de 30 novelas, oito filmes e seis peças de teatro. Em sua trajetória de sucesso colecionou personagens icônicos, como a Milena em ‘Por Amor’ (1997), e sua última foi Penélope Velásquez de ‘Haja Coração’: “Eu não encerrei a minha carreira de atriz, só não trabalho mais na Rede Globo (a atriz processou demissora por direitos trabalhistas). Acabo de receber o troféu Nelson Rodrigues e fico muito orgulhosa por isso. Meu coração sempre vai ser dessa profissão, atuar é meu ofício. Estamos passando por um momento cultural difícil, onde a Lei Rouanet é questionada e ninguém nos valoriza. Temos que nos unir. Eu não parei”.
Além do Youtube, Carol não tem nenhum projeto à vista para 2019, apenas uma minissérie, prevista para 2020. Com o foco voltado para o universo digital, ela conta que um meme a ajudou a entrar em contato com esse público jovem. O bordão ‘Eu sou ricaaaa’, da personagem Norma Gusmão, de ‘Beleza Pura’, viralizou. “As pessoas acreditaram, em algum momento, que eu ficaria chateada em virar meme, mas eu amei. Com certeza vou usar esse ‘mantra’ no meu canal. A Norma me colocou em contato com esse público jovem e com quem vê bem a situação do Brasil. Na cena toda, ela fala que as pessoas ricas não vão presas nesse país, e essa é a realidade. Nós sabemos bem”.
50 SÃO OS NOVOS 30
Aos 51 anos, mãe de Valentina, de 24 anos, e de Isabela, de 4, ela segue cheia de energia e estilo. “O mercado percebeu que as mulheres com mais de 45 anos ainda consomem e ainda estão em plena forma. É só olhar pra essas campanhas de beleza, com mulheres maduras sendo os rostos de grandes marcas. Um exemplo é Nicole Kidman e Jennifer Aniston. O mercado está entendendo que essas mulheres são maravilhosas, e a internet também. O Youtube, por ser uma plataforma moderna, precisa de todos os tipos de conteúdo, com pessoas de diferentes idades”, filosofa ela.
Vaidosa na medida, Carolina não é de abusar da maquiagem no dia a dia e mantém sempre uma alimentação saudável: “Fico feliz de saber que os 50 são os novos 30. Acho ótimo. Estamos com tudo mesmo e me sinto ótima. É uma fase muito boa, esse projeto fala sobre os meus desejos pessoas”.
Além de cuidar de si mesma, a atriz está se dedicando também às filhas. Valentina, a mais velha, está ajudando a mãe no canal de Youtube, e tem uma personalidade bem diferente da mãe. “A Valentina sempre foi mais cabeçuda, estudou economia, gosta de cálculos e detesta aparecer. Ela me ajuda porque entende bem mais de internet, então fizemos essa parceria maravilhosa agora que ela voltou dos Estados Unidos”.
Ao contrário mais velha, a pequena Isabela já deu sinais de que veio ao mundo para brilhar. “Ela é bem mais solta. Desde pequena já sabe mexer em tudo, inclusive no Youtube. Quando olho pra ela, acho que tem sinais de uma grande artista ali. Uma atriz, quem sabe. A Isabela é artista como eu”, finaliza.