Obama subiu ao palco do Theatro Municipal, no Rio de Janeiro, às 3 da tarde, 20 minutos depois do horário marcado pela embaixada americana. Cercado de muita expectativa e pressão, por conta do gigantesco esquema de segurança que o cercou na passagem pela cidade, atrapalhou o trânsito e colocou muitos helicópteros sobrevoando as regiões por onde ele passava. Mas nada que algumas palavras em português não conseguissem aliviar.
* O discurso de Obama, na tarde deste domingo, foi até que bem descontraído, com direito até ao presidente norte-americano sem gravata, quebrando o protocolo das aparições públicas de um chefe de estado. Ele surpreendeu, ainda, com as referências à cultura nacional – com direito a trecho de "País Tropical", de Jorge Ben Jor, citação de Paulo Coelho e do filme "Orfeu da Conceição".
* Enquanto Obama não chegava, a apresentadora Angélica, acompanhada do marido, Luciano Huck, roubava a atenção do público, que já estava bastante estrelado. Além do casal, assistiram ao discurso do presidente norte-americano, Gilberto Gil, a cantora Alcione, Carlos Tufvesson, que até compartilhou a experiência via Twitter, a presidente do Flamengo, Patrícia Amorim, Eike Batista, José Junior, do AfroReggae, Carla Camurati, presidente da Fundação Theatro Municipal, entre muitos outros.
* Glamurama estava lá e tem imagens exclusivas do discurso de Obama, que durou pouco mais de 20 minutos, mas deixou todo mundo bastante impressionado.