Caetano em Portugal: plateias lotadas, “Fora Temer” e flerte com o socialismo

Caetano no palco do Coliseu do Porto na noite dessa quarta-feira || Créditos: Reprodução Instagram

Caetano Veloso deu início na noite dessa terça-feira em Porto, em Portugal, na turnê europeia de seu show com abertura da cantora brasileira Teresa Cristina e produção de Paula Lavigne. E com plateia lotada. Na noite dessa quarta-feira, ele apresentou o espetáculo novamente na casa de show Coliseu do Porto com ingressos novamente esgotados. Em cada uma das noites foram tocadas mais de 30 músicas em 2 horas de apresentação.

A data da primeira apresentação coincidiu com o dia em que a Revolução dos Cravos completou 43 anos. O movimento social, também conhecido como Revolução de 25 de Abril, marcou o início do processo que colocou fim ao regime democrático português com a entrada em vigor de constituição com forte orientação socialista.

Por isso, integrou o figurino do artista, preso pela ditadura do Brasil e forçado ao exílio, um cravo no seu paletó. Entre uma música e outra, Caetano falou sobre manifestações políticas, até que uma voz na plateia gritou “Fora Temer”. Caetano não entendeu de primeira e, quando conseguiu entender o português da senhora portuguesa, sorriu e respondeu: “Ah entendi… É isso aí”. Na sequência, uma salva de palmas. Adriana Calcanhoto estava na plateia.

Caetano Veloso com cravo em seu blazer homenageando a Revolução dos Cravos no show dessa terça-feira em Porto || Créditos: Reprodução Instagram
Geral do show em Porto, com Caetano Veloso e Teresa Cristina || Créditos: Reprodução Instagram

“Porto, muito obrigado por essas duas noites maravilhosas de show”, disse Caetano na manhã desta quinta-feira em seu Instagram, em vídeo gravado durante à noite anterior enquanto cantava “Força Estranha” (assista abaixo). Em tempo: depois de Portugal, ele segue para a Espanha, Itália, Bélgica e termina em Porto Alegre, no Brasil.

Sair da versão mobile