Com o grande movimento global que fala sobre amor próprio e aceitação, as mulheres passaram a assumir os seus traços, seus corpos e… seus cabelos brancos. Se antes era sinal de idade avançada ou desleixo, e obrigava a idas constantes ao cabeleireiros para cobri-los, hoje é tendência. Especialmente na Europa. Os grisalhos estão na moda e tem muita gente que passou a reproduzir o tom, mesmo não tendo fios brancos na cabeça. Famosas e fashionistas como a atriz Diane Keaton, a top Kristen McMenamy, a herdeira Daphne Guiness, a diretora de moda Sarah Harris, e por aqui, a atriz Vera Holtz e a musa Rita Lee estão entre as que assumiram sem medo.
Segundo o dermatologista Caio Lamunier, do Hospital das Clínicas e da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP), o branqueamento do cabelo é provocado pela perda dos melanócitos, células que produzem a melanina, que dá cor aos fios. Esse é um processo comum do envelhecimento, mas é determinado pela genética. É por essa razão os brancos começam a aparecer mais cedo para algumas pessoas.
Já a dermato Adriana Vilarinho explica que os cabelos grisalhos precisam de um cuidado especial. “Os fios brancos têm uma textura mais frágil que os pigmentados, são mais sensíveis a agressões externas e têm as cutículas abertas com maior facilidade, o que, muitas vezes, provoca aquele aspecto de frizz”, explica ela, e ressalta que outro fator que pode acelerar o branqueamento é o estresse. “Isso acontece porque ele aumenta a produção de radicais livres que, por sua vez, provocam uma inflamação naqueles fios que, geneticamente, já estavam programados para branquear um dia”.
COMO CUIDAR PARA QUE ELES FIQUEM LINDOS?
O primeiro passo para manter o cabelo branco saudável é fazer hidratação semanal, já que o fio, antes preenchido pela melanina, agora está poroso. É por essa razão eles são mais leves e arrepiados. Mas calma, é possível contornar o problema com um bom creme. Escolha uma boa máscara hidratante, de preferência com queratina, aminoácidos ou óleos vegetais, e aplique sempre que possível. Outra dica é tomar cuidado ao escovar o cabelo para não quebra-lo e evitar o uso de secador e chapinha.
Por fim, use e abuse dos leave-in. E não se esqueça de utilizar shampoos específicos para cabelos brancos, de preferência cinzas ou roxos, que impedem o amarelamento. Mas fique atento à formulação, que precisa conter ativos hidratantes. “Vale também apostar em shampoos que mantenham o pH dos fios. Um especialista pode indicar”, explica Adriana.
Em tempo: Aproveite que o cabelo está mais grosso – quando se torna branco, a estrutura do fio se transforma -, com mais volume, e pense em novos cortes, mais modernos, que valorizem seu estilo. Use isso a seu favor. E, NÃO arranque os fios. Isso só gera trauma na raiz do cabelo e não resolve a situação, já que ele vai nascer novamente branco. Fica a dica!