Durante a feira anual Art Southampton, que aconteceu durante o último fim de semana e teve curadoria estrelada de Brooke Shields, uma das obras de arte foi confundida com lixo por um dos funcionários da limpeza do local, que jogou produtos de limpeza nela. A peça em questão, criada por Will Kurtz, batizada “Keep America Great Again”, consiste em um guaxinim ao lado de um latão repleto de… lixo!
A melhor parte da história é que quem se deu conta do acidente foram justamente Brooke Shields e o próprio artista, bem na hora em que foram apresentar a obra para convidados, na noite de abertura. Para salvar a obra, avaliada em US$ 8 mil (R$ 26 mil), os dois vasculharam o latão. Por sorte, pouco depois, a obra já havia voltado a sua condição original. Ufa!
Nick Korniloff, diretor da feira, explicou à coluna do “NY Post”: “Nós temos uma equipe de limpeza muito agressiva porque gostamos de manter o evento intocado”.
E não é a primeira vez que algo do tipo acontece. Em 2001, um funcionário de limpeza jogou fora o trabalho do artista britânico Damien Hirst em uma galeria de Londres. A obra consistia em uma pilha de cinzeiros cheios de bituca de cigarro, copos de café e jornais espalhados pela galeria – itens entendidos pelo funcionário da limpeza como restos de uma festa.