Publicidade
50 milhões de peças de roupa serão usadas apenas uma vez // Getty Images

Você já comprou roupas que usou apenas uma vez? Pois saiba que os britânicos gastarão £ 2,7 bilhões (15,5 bilhões de reais) neste verão em mais de 50 milhões de peças que nunca mais serão usadas. Segundo pesquisa realizada pela Censuswide para a instituição de caridade Barnardo, essa é uma das atitudes que mais causa impacto ambiental e financeiro no mundo da moda. Por isso, estão pedindo que as pessoas considerem roupas de segunda mão em vez de apenas comprar peças novas.

Javed Khan, chefe-executivo da Barnardo, ensina: “A escolha de comprar roupas ‘pré-amadas’ para uma ocasião especial significa que você não precisa se preocupar em esbarrar em alguém usando a mesma roupa. Também é mais gentil com o meio ambiente e com sua carteira”.

Apesar dos problemas políticos e econômicos do Reino Unido, o setor de moda continuou crescendo e a cadeia de suprimentos globalizada desencadeou uma proliferação de roupas baratas, com um volume de negócios rápido que incentiva os consumidores a comprar sem pensar: o famoso fast fashion. Após a investigação sobre roupas descartáveis feita pela Censuswide durante um ano, o comitê de auditoria ambiental interpartidária pediu um imposto sobre cada peça vendida para financiar iniciativas de reciclagem. Isso ajuda não só no controle do fast fashion, como gera menos impacto social.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter