O anúncio de que Bob Dylan venceu o prêmio Nobel de Literatura de 2016, feito na manhã desta quinta-feira em Estocolmo, pegou muita gente de surpresa, já que não é comum que a honraria seja agraciada a celebridades. Segundo a Academia Sueca, Dylan foi escolhido por ter “criado novas expressões poéticas dentro da grande tradicional canção americana”. Além de entrar para a história da premiação, o cantor recebe também uma medalha de ouro com 24 quilates, que pesa cerca de 175 g, e um cheque de 8 milhões de coroas suecas, cerca de R$ 3,7 milhões.
Outras personalidades mundialmente famosas que levaram o Nobel foram Jimmy Carter (Paz), já na condição de ex-presidente dos Estados Unidos, em 2002, o Dalai Lama (Paz), em 1989, o escritor Elie Wiesel (Literatura), em 1986, Madre Teresa (Paz), em 1979, e o reverendo americano Martin Luther King (Paz), em 1964.
Um fato curioso: Dylan é o primeiro vencedor de um Nobel na história que já estrelou um comercial da Victoria’s Secret. Em 2004, ele contracenou com a Angel brasileira Adriana Lima em um vídeo da campanha de Natal da grife naquele ano, e honrando um comentário que fez em 1965, quando foi questionado sobre sua relutância em emprestar sua imagem e voz para grandes companhias. “Só aceito fazer algo para uma marca de lingerie”, ele disse na época. (Por Anderson Antunes)