Expert em fotos noturnas, Betina Samaia compartilhou nesta quarta-feira em sua página no Facebook o clique acima, feito em Paris nessa terça-feira. Glamurama bateu um papo com a fotógrafa e descobriu que ela estava lá desde o dia 9 de novembro, quando foi com um grupo de fotógrafos, formado por Cássio Vasconcellos, Claudia Jaguaribe, Claudio Edinger e Lucas Lenci, para a capital francesa. O grupo foi participar da feira de arte Paris Photo, que aconteceu no Grand Palais, de 10 a 13 de novembro, pela editora Madalena.
Betina compartilhou com a gente um pouco do que aconteceu nos últimos dias e contou que na sexta-feira, estava com o grupo de brasileiros jantando em um restaurante, quando as notícias sobre os atentados foram chegando. Ao saírem do local, pelas ruas de Saint Germain, Betina conta que já havia policiamento por toda parte e que, na mesma rua em que estava hospedada, também mora o primeiro-ministro da França, Manuel Valls. “Quando chegamos lá, tivemos que mostrar documentos, a rua já estava toda fechada”, lembra. “No outro dia, você vê como o terror foi se instaurando. Acordamos para comprar um café da manhã e não tinha ninguém na rua. Era sábado, mas parecia um domingo às 6 horas da manhã”.
Sobre o clima na cidade nesta quarta-feira, Betina disse que o policiamento na rua diminuiu um pouco, mas que sente um clima de tensão no ar o tempo inteiro por conta das ameaças de bomba. Apesar de tudo, ela fala que o que fica é um sentimento forte de solidariedade, e percebe também uma “nação coesa, onde as pessoas são realmente muito unidas”. “A foto foi feita nesse sentido, de mostrar o quanto Paris é uma cidade poderosa, a cidade da luz. Apesar dos pesares, todos estão em pé, emitindo luz. E vai superar tudo isso”. O grupo de fotógrafos brasileiros volta nesta quinta-feira ao Brasil.
Na galeria abaixo, confira outros cliques atuais de Paris pelos fotógrafos brasileiros que estão lá.
[galeria]3701491[/galeria]