Após algumas temporadas de pouca repercussão, o BBB20 chegou com tudo… e está surpreendendo. Diferentes tribos de todas as partes do país, até mesmo as mais resistentes a esse tipo de programação, digamos, popularesca, aderiram ao reality, que passou a ser assunto obrigatório em todas as rodas.
A grande sacada dessa temporada do BBB foi unir forças com as poderosas redes sociais… Acertaram em cheio ao trazer para dentro da casa influenciadores digitais com milhões de seguidores, como Bianca Andrade, conhecida como Boca Rosa, e Manu Gavassi, formando o grupo Camarote, e colocá-los para conviver – e jogar – com participantes ‘anônimos’, que fazem parte do grupo Pipoca. Cogitou-se no início a possibilidade de chamar celebs ou até mesmo ex-big brothers, mas a produção do programa fez a escolha certa. Ponto para Boninho e equipe! Além de Bianca e Manu, se destacam no Camarote, Rafa Kalimann e Mari Gonzales, ambas com mais de 2 milhões de followers no Instagram, o hipnotizador Pyong Lee, com quase 5 milhões, e o ginasta Petrix, alçado à categoria de vilão e assediador em um burburinho que virou caso de polícia.
Ele, junto com integrantes da equipe Pipoca, como o brucutu Hadson, ex-jogador de futebol, e os playboys Lucas e Felipe, protagonizaram cenas de machismo e canalhice explícitos, e viraram assunto dos mais comentados. Famosos, fashionistas, socialites, intelectuais… não importa quem, como e onde. As armações que estão rolando no programa se tornaram tema de conversas e debates acalorados. Mais do que isso. Despertaram a ira do público, que se solidarizou com a integridade e discurso feminista, porém ponderado, da ginecologista bissexual Marcela Gowan, que em duas semanas viu seu perfil de Instagram ganhar mais de 1 milhão de seguidores!
O desfile diário de bumbuns em biquínis minúsculos na piscina da casa do BBB e os tradicionais amassos debaixo do edredon, principais atrativos de edições anteriores, foram esquecidos. Pelo menos por enquanto.
Mas, o que levaria influencers com milhões de seguidores e contratos milionários a ficarem confinados, longe de patrocinadores, festas e afins? Bianca e Manu têm dado uma aula de marketing. Mesmo à distância e dividindo as opiniões do público – por suas atitudes controversas chegou a perder mais de 500 mil seguidores de seus 9 milhões – , Bianca (Boca Rosa) aproveitou a exposição no horário nobre da Globo para promover sua marca de beleza. Além disso, com apoio da equipe que trabalha com ela, coordena posts de looks para que sejam os mesmos usados no programa. Tudo previamente programado, claro. Já Manu Gavassi deixou tudo pronto e está lançando episódios de sua série, ‘Garota Errada’, em suas redes, e novas músicas enquanto está no que ela chama de ‘retiro espiritual’… isso sem falar que é a queridinha de famosos que torcem ativamente por sua permanência na casa, como a bff Bruna Marquezine, Giovanna Ewbank, e até Selton Mello, entre outros.
O resultado dessa mistureba? Uma dinâmica de jogo saborosíssima, com garotas bem informadas e com discursos consistentes, apoiadas por rapazes como Pyong, Daniel e Babu, que respeitam esse empoderamento feminino, em contraponto a alguns participantes um tanto desajeitados e desinformados, para dizer o mínimo. Tudo com boas pitadas de ‘bafons’, bebedeiras, brigas, intrigas, ingredientes imprescindíveis para dar aquele tempero especial à atração.
A resposta do público ao BBB 20 pode ser comprovada pelo engajamento do público nas redes sociais. Mesmo sem assistir ao programa na TV, é possível ficar por dentro de tudo apenas acompanhando o movimento do Instagram e do Twitter, que tem sido dos mais intensos. Se você segue Bruna Marquezine, por exemplo, que conta com mais de 31 milhões de seguidores, pode conferir os comentários da atriz diariamente, inclusive nas madrugadas. Dani Calabresa, Izabel Goulart, Giovanna Chaves, Klara Castanho, Preta Gil, Agatha Moreira, Fernanda Paes Leme, Carol Trentini, Cleo, Sabrina Sato, Fernanda Souza, só para citar alguns, também conferem tudo de perto.
O que nos resta saber é se, com o passar do tempo, o BBB 20 conseguirá manter o fôlego e a popularidade atuais. Bom… chega de conversa porque hoje tem prova do líder e não queremos perder nenhum lance. Aliás, quem é o seu favorito para ganhar o programa?