Além de ter perdido um montante de aproximadamente US$ 12 bilhões nos últimos meses, o mexicano Carlos Slim Helú, o homem mais rico do mundo, aparentemente também perdeu a primeira batalha da guerra que ele declarou contra a rede de televisão Televisa, a maior do México.
* No início de 2011, Slim protestou contra o aumento nos valores cobrados pelas inserções comerciais na grade de programação da Televisa e ameaçou retirar toda a publicidade das empresas dele do canal, o que ele fez. Por conta disso, vários analistas apostaram que os lucros da Televisa cairiam consideravelmente, já que Slim depositava centenas de milhões de dólares por ano nas contas da emissora.
* Mas não foi isso que aconteceu. Nesta semana, durante conferência na Bolsa de Valores de Nova York, os executivos da Televisa anunciaram um crescimento de vendas da ordem de 2,4% no último trimestre, e as ações do grupo operam em alta por lá desde a última terça-feira.
* Resultado: o patrimônio de Emilio Azcárraga Jean, o dono da Televisa, que em março foi calculado em US$ 2,3 bilhões pela revista "Forbes", já está sendo revisado pela publicação. Para mais, claro.