Os 60 anos que a Barbie completou no mês passado são o tema de um novo livro que a jornalista e escritora americana Susan Shapiro acaba de lançar nos Estados Unidos. Intitulada “Barbie: 60 Years of Inspiration” (“Barbie: 60 Anos de Inspiração”), a obra foca no lado mais fashionista da boneca número um do mundo, que é descrita pela autora como um verdadeiro ícone de moda e cultura, que ao longo das últimas seis décadas não somente fez a alegria da criançada como também ajudou as mulheres a expandirem seu papel na sociedade moderna.
Nesse sentido, Shapiro aproveita a ‘deixa’ da história da aniversariante para celebrar a memória de Ruth Handler, empresária que inventou a Barbie e que foi uma das pioneiras do universo corporativo global, já que ajudou a fundar a Mattel, hoje uma das maiores fabricantes de brinquedos do mundo. “Minha filosofia sempre foi a de, por meio de minhas bonecas, qualquer garotinha poderia sonhar em ser quem quisesse”, Handler, que morreu em 2002, disse certa vez.
Com preço na faixa dos US$ 175 nos (R$ 686) EUA (o envio para o Brasil custa em torno de US$ 100/R$ 392), o livro em formato “coffee table book” é recheado de imagens caprichadas da homenageada em suas várias “reencarnações”, em alguns casos registradas por fotógrafos famosos e com figurinos assinados por gente como Karl Lagerfeld, sempre acompanhadas de um resumo sobre cada sessão e com depoimentos de quem ajudou a transformar a Barbie no que ela é hoje. Leitura obrigatória! (Por Anderson Antunes)
*
Clica na seta da galeria aí embaixo pra ver algumas imagens da Barbie que estão no livro de Shapiro: