Balenciaga lança bolsa e rede sueca Ikea faz piada sobre possível cópia

Bolsa Frakta, da Ikea e a Arena Bag da Balenciaga || Créditos: Divulgação

A semana começou com um assunto polêmico na moda: a Balenciaga foi acusada de copiar, ou “se inspirar demais”, em uma das bolsas mais tradicionais da rede sueca Ikea, conhecida por oferecer móveis com design a preços mais camaradas. O drama é o seguinte: Demna Gvasalia, diretor criativo da Balenciaga, lançou há pouco a Arena, bolsa com cara de shopping bag, toda feita de couro e em tamanho oversized na cor azul klein. Mas a Ikea já possui a bolsa Frakta, que é praticamente a mesma ideia, só que muito mais popular – e adorada pelos clientes da rede.

Em vez de processar a marca espanhola, a Ikea agiu com humor e criou uma campanha para mostrar as vantagens da sua famosa sacola azul. E a internet está indo à loucura. O anuncio da Frakta já dá uma pista de como ela é útil. “Agite a sacola: se fizer barulho é a verdadeira. Multifuncional: transporta o equipamento de hóquei, tijolos e até água. Atire ao chão: uma verdadeira Frakta é resistente à água e pode ser lavada com uma mangueira de jardim quando está suja. O preço: apenas US$ 0,99 (R$ 3)”. Bom, já a peça de luxo custa… US$ 2.145 (R$7 mil).

O anúncio foi feito pela agência sueca ACNE, que agiu rapidamente e lançou a nova campanha no dia seguinte ao lançamento da bolsa da Balenciaga. A foto, inclusive, simula a produção concebida por Gvasalia. O melhor foi que o fato da marca ter procurado inspiração num produto tão essencial quanto a shopping bag da Ikea é “inesperado e brilhante”, disseram os responsáveis pela bolsa original. E agora, Balenciaga?

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