Publicidade
Serena Williams, Lady Gaga e Harry Styles || Créditos: Getty Images
Serena Williams, Lady Gaga e Harry Styles || Créditos: Getty Images

O tema do próximo Baile do Met já foi escolhido, e será em alusão a um ensaio publicado por Susan Sontag em 1964 no qual a escritora aborda os comportamentos e atitudes tidos como exagerados e com o qual ela popularizou a expressão “camp”, que engloba tudo isso e mais um pouco. Com o título de “Camp: Notes to Fashion”, a próxima edição do evento, que é realizado há anos no Metropolitan Museum de Nova York, geralmente em maio, e marca a abertura de uma exposição temática no museu terá Lady Gaga, Harry Styles e Serena Williams como anfitriões. A organização dos trabalhos, mais uma vez, será de Anna Wintour.

Segundo Andrew Bolton, curador da mostra, explicou ao “The New York Times”, a ideia de retratar o assunto não foi mera coincidência. “Estamos passando por um momento de ‘camp’ total, e sentimos que vai ser muito relevante falar sobre esse negócio que muitas vezes é descartado como frivolidade vazia, mas pode ser, na verdade, uma ferramenta política muito sofisticada e poderosa, especialmente para culturas marginalizadas”, disse ao jornal americano. “Não importa se é ‘pop camp’, ‘queer camp’, ‘high camp’ ou ‘camp político’ – [Donald] Trump é uma figura muito camp – acho que o timing é perfeito.”

No total, 175 peças dos vestuários feminino e masculino desde os tempos de Louis XIV até grandes nomes da moda da atualidade, como Donatella Versace e Marc Jacobs, esculturas, quadros e desenhos, serão expostos ao público em datas que ainda estão sendo definidas. Na última segunda-feira, o Met de NY recebeu os últimos visitantes da bem-sucedida “Heavenly Bodies: Fashion and the Catholic Imagination”, que foi o tema de inspiração católica do gala deste ano.

Em tempo: o texto assinado por Sontag, que morreu em 2004, se chama “Notes on ‘Camp'”, e com a obra nasceu todo um movimento que chegou aos cinemas pelas mãos de George e Mike Kuchar e também foi abraçado por Andy Warhol e John Waters, além de celebridades como Liberace, Divine (o ator morto em 1988, que assinava Harris Glenn Milstead) e RuPaul. No caso deste último, que reencontrou a fama em 2009 com o lançamento do reality show “RuPaul’s Drag Race”, já existe torcida entre os fashionistas para que ele esteja na lista de convidados de Wintour.(Por Anderson Antunes)

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 28 de Março

Dia 28 de Março

Good vibes Há mais de 60 anos, a Kurt Geiger tem infundido seu universo colorido e alegre em...

Instagram

Twitter