A partir de agora, influenciadores da Noruega terão que sinalizar quando uma foto for retocada. A nova lei, que surgiu como uma emenda do Ministério da Criança e da Família norueguês, procura combater os padrões de beleza inatingíveis que as mídias sociais ajudam a propagar. Outra preocupação do país é a crescente porcentagem de jovens com dismorfia corporal (doença mental que envolve um foco obsessivo em um defeito que a pessoa considera ter na própria aparência). Para muitos, a lei que agora torna ilegal a postagem de fotos editadas sem o aviso é um passo bem-vindo na direção certa.
A mudança vale tanto para alterações em tamanhos, formatos ou textura – aumentar os lábios, diminuir a cintura, marcar os músculos e suavizar a aparência de celulites -, quanto para retoques na paisagem. Sendo assim, os influenciadores noruegueses passam a ser obrigados a usar uma espécie de etiqueta padronizada e projetada pelo governo. Quem não cumprir com a lei, enfrentará multas crescentes e, em casos extremos, a prisão.
Segundo porta-voz do Ministério, a esperança é que a aplicação de um rótulo crie mais clareza sobre como a imagem apresentada não condiz com a realidade e, quem sabe, desestimular criadores de conteúdo a retocar suas fotos. No entanto, o governo reconhece que a lei pode ser difícil de aplicar, uma vez que nem sempre é fácil saber quando uma imagem foi ou não editada.