A New Yorker’s Against Gun Violence (NYAGV) está com sua mira apontada para a Apple. O motivo? A organização sem fins lucrativos lançou pelas redes sociais a campanha #DisarmTheiPhone (Desarme o iPhone), pedindo para remover do aplicativo Emoji o desenho de um revólver. Segundo a diretora executiva da NYAGV, Leah Barret, “essa foi uma maneira encontrada para chamar a atenção do problema da violência armada”. A ação ganhou ainda mais força depois de um vídeo ser criado por estagiários da agência de publicidade Bartle Bogle Hegarty. No YouTube, eles encorajam os internautas a enviar tuítes para Tim Cook, CEO da Apple, pedindo a remoção do desenho. Bang bang!
A criação do desenho é de responsabilidade da Unicode Consortium, diretório universal de pictogramas que oferece às empresas – como a Apple – os emojis. Fica a cargo de cada uma decidir se usa ou não os desenhos.
*
A Apple, por outro lado, tem regras rígidas em sua AppStore, proibindo que jogos e aplicativos exibam imagens de armas em suas descrições.
*
Em recente entrevista à “BBC”, Barack Obama admitiu o fracasso na aprovação de uma legislação do controle de armas. Segundo o Presidente dos Estados Unidos, essa é uma de suas maiores frustrações em dois mandados. Anualmente 33 mil americanos são mortos vítimas de armas de fogo.