Estamos na vigência de uma Lua Nova, inaugurada no último dia 25, às 4h11, em Sagitário, signo de alegria, entusiasmo, otimismo e fé. Renovemos nossas baterias tanto físicas quanto espirituais e passemos a investir em novos projetos: é tempo de plantar sementes, alçar novos vôos, tomar iniciativas, investir na esperança.
* O momento é excelente para ousar novos empreendimentos. Mas lembre-se que Mercúrio está retrógrado e pode causar atrasos, enganos, mal-entendidos e extravios em áreas como transportes, comunicação, compras em geral, além de textos, documentos e papéis. Convém ter cautela e paciência, já que poderemos ter que refazer muitas de nossas providências. Cuidado também com as palavras!
* Nesta segunda-feira, dia 28, Lua em Capricórnio estará em conflito com Saturno, indicando que é tempo de não economizar esforços para pôr o trabalho e os atrasos em dia: foco e determinação também ajudarão muito.
* Vênus mudou-se para Capricórnio e iniciou um período positivo de relacionamento com o auspicioso triângulo de terra formado por Marte em Virgem, Plutão em Capricórnio, Júpiter em Touro, excelente para as atividades físicas, concretas, materiais ou financeiras: tudo o que quiser concretizar estará favorecido nestes próximos dias. Aproveite!
* Vênus em Capricórnio ainda nos habilita a expressar nossa afetividade de forma realista, pensada e prática. Nada de papas na língua, rodeios ou romantismos. Vá direto ao ponto, assuma riscos e compromissos, preocupe-se com quem ama e demonstre seu afeto de forma objetiva. O período é bem propício para buscar estabilidade e segurança nas relações tanto afetivas quanto profissionais.
* Ainda atravessamos o mesmo quadro imposto pela lunação: Sol está em forte tensão com Marte, o enérgico de um lado, e Netuno/Quiron, os curadores de outro: alguma situação parece ser de um jeito, mas na verdade é de outro. Conflitos podem ser revelados a qualquer momento. Para lidar com isso, abra bem os olhos e acione o jogo de cintura: vai ser preciso mudar de postura e tomar um partido.
* A tensão entre Sol e Marte pode nos deixar irritadiços, provocadores, combativos. Baixe a bola e use sua intuição e criatividade, principalmente nas situações que parecem tender ao radicalismo. Não polemize muito, aproveite a energia e vá à luta: trabalhe, corra atrás, arregace as mangas.
* No final de semana entraremos na fase Crescente, em que ainda devemos continuar investindo com garra em nossos projetos, mas poderemos ter que enfrentar algum obstáculo específico. A Lua Minguante será do dia 2 de dezembro, às 7h53, em Peixes. Acione a flexibilidade, a compaixão e a tolerância para lidar com os desafios que se apresentem e vai tirar qualquer dificuldade de letra.
Por Ciça Bueno