Sol entrou em Câncer hoje, dia 21 de junho, às 8h30, inaugurando o solstício de inverno no hemisfério Sul, momento em que o Sol se encontra na maior distância em relação a Terra. Além de emanar menor calor e luminosidade, nosso astro inverte sua direção, gerando inconsciência e inércia: é bom redobrar a atenção e a energia.
* A tensão formada pelos planetas Sol e Plutão, em oposição e em tensão com Urano/Júpiter, em oposição a Saturno, propõe muitos desafios. No que mais seremos questionados é na esfera dos relacionamentos. Você sabe quem é, de onde vem e aonde vai? Consciência de si é a chave do momento.
* A semana culmina com a Lua Cheia no eixo Câncer/Capricórnio. A Lua estará aliada a Plutão e receberá as pressões de Saturno, de um lado, e de Urano/Júpiter, de outro, numa rara e desafiante conjuntura: consciência e autoconsciência, equilíbrio, paciência e sabedoria serão fundamentais para viver o período.
* A Lua Cheia coincide com um eclipse lunar, que ocorrerá no dia 26, às 8h40. Um eclipse sempre provoca o confronto entre passado e futuro. No caso do lunar, o futuro é que deve vencer e costuma acelerar tendências, revelar fatos, introduzir pessoas, alterar atividades e relacionamentos, propondo ideias e sentimentos novos.
* A atitude mais recomendável para enfrentar um eclipse é o autoquestionamento e a disponibilidade de mudar o que for necessário: velhos hábitos, pessoas ou lembranças devem ser abandonados em favor de novos, que aparecem com força total. No plano coletivo, novos conceitos, comportamentos, modismos e líderes surgem no cenário sociocultural e político.
* O eclipse que ocorrerá no sábado atinge a todos nós, mas especialmente os nativos do primeiro decanato de Câncer, Capricórnio, Áries e Libra. Recomenda-se não deixar nenhuma situação próxima do limite, porque a corda tende a romper do lado mais fraco. Um eclipse costuma ter efeito de seis meses.