Publicidade
mana bernardes
Mana Bernardes e sua escultura “Circuito de Merkabahs” || Crédito: Instagram/Rey Silva

Após meses de trabalho, Mana Bernardes vai inaugurar uma linda estrutura interativa, toda feita de bambu e garrafas PET. Como parte da mostra de arte pública “Oir Play”, que traz  esculturas para praças púbicas do Rio dentro do calendário da Olimpíada, ela inaugura sua criação chamada de “Circuito de Merkabahs” neste sábado, às 16h, na praça do Ó, na Barra da Tijuca. A ideia é que as pessoas interajam com a obra, que parece um grande caleidoscópio. “Ela serve para integrar o corpo da pessoa com o corpo urbano e o corpo do material, que é o bambu. Porque o bambu é muito similar aos nossos ossos.  É uma atividade espiritual, estabelece a relação entre o corpo e o espírito”, explicou Mana ao Glamurama.

*

A inspiração da obra veio do método desenvolvido pelo professor Marcelo Rio Branco, chamado Integral Bambu, que busca unir prática física, criatividade, pesquisa e troca de conhecimento e vivencia entre os praticantes na estrutura em forma de pirâmide de bambu. Merkabah é originário da cabala, cujo desenho se aproxima à da estrutura do Integral, composta por duas pirâmides, sendo uma delas invertida. E como Mana sempre prega a qualidade das relações e o empoderamento feminino, a escultura foi confeccionada com a ajuda de um grupo de mulheres artesãs do Vale Encantado, comunidade do bairro carioca Alto da Boa Vista, onde Mana mora. Além de Mana, o projeto “Oir Play” traz ainda obras do coletivo AVAF, remetendo à demolição do Elevado da Perimetral, na Praça Marechal Âncora, no centro, e do artista argentino Leandro Erlich, no Parque de Madureira, que vai instalar um muro musical em plena zona norte carioca. Glamurama recomenda! (Por Denise Meira do Amaral)

OiR-PLAY
Curadoria: Marcello Dantas

Mana Bernardes – Circuito de Merkabahs
Onde: Praça do Ó – Barra da Tijuca
Quando: De 16 de julho a 18 de setembro
Monitores diariamente no local, de segunda a sexta, de 7h às 10h e de 17h às 20h, e aos sábados e domingos, de 7h às 13h e de 14h às 20h.

Leandro Erlich – Corrida Musical
Onde: Parque de Madureira
Quando: De 16 de julho a 18 de setembro – De terça a domingo, das 9h às 17h

AVAF – Perimetrava + Rio Ramp Design
Onde: Praça Marechal Âncora (próx. à Praça XV)
Quando: De 6 de agosto a 18 de setembro

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 28 de Março

Dia 28 de Março

Good vibes Há mais de 60 anos, a Kurt Geiger tem infundido seu universo colorido e alegre em...

Instagram

Twitter