Publicidade

Quase um ano e meio depois do primeiro caso de Covid-19 no Brasil, as restrições impostas pela pandemia seguem repercutindo na vida prática da população mundial. Para amenizar tanto tempo em casa, inúmeras instituições têm disponibilizado programas, cursos e apresentações online – algumas vezes até gratuitos – para estimular a cultura, ainda que remotamente. Vários dos principais museus da Itália, por exemplo, decidiram oferecer visitas completas, para que os apaixonados por arte consigam passear por suas coleções, confortavelmente, sem sair de casa. Basta um smartphone, tablet ou computador para mergulhar na história de cada peça dos acervos. A seguir, confira alguns dos museus italianos que oferecem tours virtuais:

MUSEUS DO VATICANO
Os Museus do Vaticano têm oito itinerários virtuais diferentes, incluindo um tour 360º pela Capela Sistina, pelas Salas de Rafael, pelos apartamentos papais e por algumas de suas coleções mais importantes, como o Museu Pio Clementino, o Museu Chiaramonti e o Braccio Nuovo. O passeio online ainda passa pelo Museu Profano e suas obras gregas e romanas, a Capela Niccolina e a Sala dos Chiaroscuri.

Museus do Vaticano || Créditos: Getty Images

MUSEU EGÍPCIO DE TURIM
O Museu Egípcio de Turim tem a segunda maior coleção de arte egípcia do mundo, ficando atrás somente do Museu do Cairo. Com o projeto “Arqueologia Invisível”, o local oferece ao público um mergulho por seu enorme patrimônio de forma virtual, além da possibilidade de acessar o banco de dados do acervo online.

Museu Egípcio de Turim || Créditos: Getty Images

PINACOTECA DE BRERA
A maior parte das coleções da Pinacoteca de Brera, em Milão, também está disponível online e em alta definição. Com o projeto “My Brera”, cada membro da equipe da galeria exibe uma obra de arte diferente a partir de seu ponto de vista. Juntamente com a Biblioteca Nacional Braidense, o museu também lançou uma seleção que inclui vídeos de apresentação das obras, leitura de histórias para crianças e gravações de concertos de música.

Pinacoteca de Brera || Créditos: Getty Images

GALLERIE DEGLI UFFIZI
O projeto “Hypervisions” da Gallerie degli Uffizi, em Florença, promove um tour 360º pelos corredores do maior museu renascentista do mundo e por suas obras-primas, entre as quais se destacam quadros de Botticelli e Rafael. O tour virtual disponibiliza roteiros temáticos e permite passar de uma sala para outra admirando as obras com imagens em alta definição e fichas técnicas.

Gallerie Degli Uffizi || Créditos: Getty Images

DUOMO DE MILÃO
A célebre Duomo de Milão pode ser visitado virtualmente graças a imagens em 360º disponíveis em seu site oficial. O percurso atravessa a catedral até o Altare Maggiore, descendo para dentro da área arqueológica e, em seguida, indo ao topo da igreja gótica para descobrir seu maravilhoso patrimônio artístico e histórico.

Duomo de Milão || Créditos: Getty Images

ACCADEMIA CARRARA
A Accademia Carrara possui um rico patrimônio e o disponibiliza em roteiros alternativos por meio de seu aplicativo. A maior coleção é a de pinturas, que cobre desde o Renascimento até o fim do século 19.

Accademia Carrara || Créditos: Getty Images

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 28 de Março

Dia 28 de Março

Good vibes Há mais de 60 anos, a Kurt Geiger tem infundido seu universo colorido e alegre em...

Instagram

Twitter