Vai para a conta de um esfoliante japonês o segredo da pele iluminada e cheia de viço de Meghan Markle. A atriz aposta num pozinho formulado com arroz e enzima de papaia da badalada marca TATCHA, que tem produtos formulados de acordo com ensinamentos centenários de beleza das gueixas.
Vendido lá fora por cerca de R$ 260, o Rice Enzyme Powder é uma das criações da head da TATCHA, Victoria Tsai, que largou o emprego como analista financeira nos Estados Unidos para trabalhar com beleza. A primeira aposta foi a representação de um produto chinês que rendeu a Victoria um pesadelo: testando cremes na própria pele, ela teve uma dermatite crônica, com bolhas e sangramento, e não encontrava o que ajudasse a melhorar o quadro. Foi dessa experiência desastrosa que veio a inspiração de buscar nos ensinamentos das gueixas, conhecidas pela pele impecável, a criação de sua marca.
No produto amado por Meghan, o arroz faz o papel de esfoliante. Além de ser mais delicado no contato com a pele, é biodegradável, ao contrário de muitos que estão no mercado e usam esferas que não são diluídas, causando danos ao meio ambiente. Já a enzima da papaia entra como aliada para promover a renovação celular, processo que fica mais lento a partir dos 25 anos. “Quando não removemos células mortas da pele forma-se uma espécie de cera sobre ela. Isso impede sabonetes comuns de limpar profundamente e também a penetração dos hidratantes”, explica Karina Zandoná, farmacêutica gaúcha que manipula produtos com a papaína, a enzima do mamão.
O ideal é que um esfoliante enzimático seja usado pelo menos uma vez por semana para retirar as células mortas. O indicado é fazer uma espécie de pasta com o pó (Karina gosta da combinação com gotinhas de vitamina C) e passar no rosto. Para uma rotina de beleza completa, que vai garantir pele de bebê, algumas borrifadas de água termal ou tônico, e um bom hidratante para finalizar. Meghan sabe das coisas! (por Gabi Chanas)