Publicidade

CODINOME BEIJA-FLOR

É tempo de colorir suas receitas com a flor de abóbora

Por Beatriz Manfredini para a Revista J.P de Novembro | | Fotos: Giovanna Balzano

Além da semente, que tostada fica uma maravilha, da abóbora podemos consumir suas flores. De cor amarela e grandes, elas são muito tradicionais na culinária italiana, que faz um pouco de tudo com suas pétalas: recheiam carne, queijo, servem à milanesa ou em saladas… Conhecida também como flor de zucca, é supersaudável e possui diversas nutrientes que fazem bem: as vitaminas A e C, que contribuem para melhorar o sistema imunológico e a visão, por exemplo, e ainda cálcio e fósforo, tão necessários para nosso organismo. Prontos para florir a refeição?

FIORE DI ZUCCA RIPIENO ALLA ROMANA, Osteria del Pettirosso

|| Créditos: Giovanna Balzano

Ingredientes

6 flores de abóbora fresquíssimas

6 filés de anchova

100 g de mozarela de búfala

200 g de farinha de trigo

180 g de água

3 claras de ovo

Sal

Azeite para fritura

Modo de Preparo da “pastella”

Misture a farinha e a água até formar um composto homogêneo e liso. Monte as claras em neve com uma pitada de sal fino. Depois, incorpore as claras montadas ao composto de água e farinha. Reserve em temperatura ambiente.

Modo de Preparo da flor

Abra delicadamente as pétalas das flores apenas o suficiente para introduzir um filé de anchova e um pedacinho de mozarela em cada uma. Feche as pétalas de maneira que o recheio não saia durante a fritura. Depois, aqueça o azeite a 160 graus e mergulhe as flores recheadas na pastella. Frite-as por 3 ou 4 minutos ou até ficarem bem douradas, mas sem escurecer em excesso. Escorra a fritura e seque num papel absorvente. Sirva imediatamente após fritar.

FLOR DE ABÓBORA, SEMENTES E BROTOS DE GIRASSOL EM CONSOMMÉ DE LEGUMES COM PIMENTA DE CHEIRO, Micaela

|| Créditos: Giovanna Balzano

Ingredientes

3 flores de abóbora

1 colher de sopa de semente de abóbora torrada

10 brotos de girassol

1 cebola grande

2 talos de salsão grandes

1 abobrinha média

1 cenoura

3 pimentas de cheiro

1 colher de sopa de vinagre de jerez

4 colheres de sopa de azeite extravirgem

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo

Coloque os legumes em uma panela, cubra com água e deixe em fogo baixo por uma hora, sem ferver. Em seguida, coe e acrescente as pimentas cortadas ao meio e deixe por mais 15 minutos em fogo baixo. Ponha no centro de um prato fundo harmoniosamente as flores, os brotos e as sementes. Misture o azeite com o vinagre de jerez, o sal e a pimenta e coloque sobre as flores com delicadeza. Acerte o sal do consommé e leve à mesa separado. Para finalizar, coloque no prato na hora de servir.

ORZOTTO ALLO ZAFFERANO E FIORI DI ZUCCA CROCCANTI, Evvai

|| Créditos: Giovanna Balzano

Ingredientes

240 g de cevadinha em grão

40 ml de vinho branco

2 envelopes de açafrão em pó

1,2 l de caldo vegetal

80 g de manteiga

80 g de granapadano ralado

100 g de farinha de trigo

3 g de fermento químico

200 ml de cerveja IPA

16 unidades de flor de abobrinha

1 l de óleo de canola

Flor de sal a gosto

Sal fino a gosto

Modo de Preparo

Cozinhe os grãos de cevadinha com o vinho branco até evaporar por completo. Aos poucos e com paciência, adicione o caldo para completar o cozimento por aproximadamente 1 hora até que os grãos estejam macios, sem desmanchar. Reserve. Em um bowl, adicione a farinha, o fermento e a cerveja misturando com um batedor de arame até obter uma massa mole e homogênea. Deixe descansar por 20 minutos.

Delicadamente, com o auxílio de uma tesoura, retire o pistilo da flor, sem danificar sua forma. Reserve algumas pétalas para o orzotto. Aqueça uma panela com óleo até 160 graus. Pelo cabo, mergulhe as flores remanescentes na massa mole. Escorra um pouco do excesso e frite diretamente na panela com óleo até firmar e começar a dourar. Seque com papel-toalha. Em uma panela, acrescente os grãos cozidos, o açafrão e um pouco de caldo. Aqueça e cozinhe por 3 minutos. Adicione as pétalas de abobrinha. Retire do fogo, adicione a manteiga e o grana padano. Com uma colher, emulsione sem parar. Acerte o tempero com sal. Disponha em 4 pratos fundos e, sobre cada orzotto, adicione 3 flores de abobrinha fritas. Finalize com flor de sal e sirva imediatamente.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Dia 28 de Março

Dia 28 de Março

Good vibes Há mais de 60 anos, a Kurt Geiger tem infundido seu universo colorido e alegre em...

Instagram

Twitter