Se Rihanna entrou para o seleto clube dos bilionários em dólares por uma via muito além da música, no caso suas marcas de produtos de beleza e de lingerie, o que impede Kevin Costner, por exemplo, de conquistar o mesmo título graças a um investimento que não tem nada a ver com Hollywood?
Obviamente, a resposta é “nada”, e inclusive é possível dizer que o ator de 67 anos já deu os primeiros passos em uma jornada que pode terminar com ele sendo chamado de bilionário – algo que, aliás, também pode estar escrito no futuro de Mark Wahlberg.
Costner é um dos cofundadores e, atualmente, maiores acionistas do aplicativo americano HearHere. Lançado em agosto de 2020, em plena pandemia de Covid-19, o app que dá dicas sobre os lugares mais próximos de seu usuários que podem interessá-los, como museus pra visitar ou restaurante especializados em algum tipo de culinária internacional. O app virou febre e em poucos dias e conquistou mais de 100 mil usuários ativos, o que não é comum para aplicativos de quaisquer segmentos.
O “boom” de crescimento justo no momento em que a economia global mais balançou nas últimas décadas se explica com uma tradição dos americanos que o novo coronavírus acabou reaquecendo: as “road trips”, ou viagens de carro pelos Estados Unidos. Com todos os outros meios de transporte, público ou privado, indisponibilizados a fim de prevenir que a doença se espalhasse ainda mais, o que restou aos moradores do país foi usar seus carros para dar umas voltas por lá para quebrar o tédio.
O começo da vacinação contra a mazela que virou o mundo de cabeça pra baixo permitiu a Costner e seu amigo de longa data e sócio no HearHere, Woody Sears, usar os ótimos números que seu negócio registrou nos períodos de quarentena, quando as “road trips” também aumentaram significativamente nos EUA, para ir atrás de investidores interessados em se juntar a eles
Em sua primeira rodada de “seed funding” (ou “financiamento semente”), apenas dois meses atrás, o HearHere, que já foi baixado mais de 400 mil vezes, levantou US$ 3,2 milhões (R$ 15,3 milhões).
Novas rodadas já estão sendo programadas ainda para o primeiro semestre de 2022, nas quais um dado relevante deverá ser mencionado várias vezes: uma pesquisa recente feita pelo site americano “The Vacationer” mostrou que 80% dos americanos adultos, cerca de 206 milhões de pessoas, pretendem embarcar em uma “road trip” ainda nesse ano. Trata-se do público-alvo mais importante para Costner e Sears, que parecem ter criado o negócio certo e na hora certa, estando ambos também no lugar certo.