Não é novidade para ninguém que George Lucas e Steven Spielberg são amigos de longa data, portanto não chega a causar estranheza o fato de que a dupla de diretores fez uma aposta no fim dos anos 1970, na época dos lançamentos de “Guerra nas Estrelas” e “Contatos Imediatos de Terceiro Grau”, dirigidos, respectivamente, por Lucas e Spielberg.
Ao visitar o amigo no set de “Contatos…”, Lucas ficou impressionado com os bastidores da superprodução, que ele achou que faria muito mais sucesso do que o seu “Guerra nas Estrelas.” Foi então que Spierlberg propôs o desafio: aquele cujo filme saísse melhor nas bilheterias levaria 2,5% do faturamento total do mesmo. Lucas concordou com os termos do diretor de “ET”, e acabou levando a melhor, já que “Guerra nas Estrelas” não apenas faturou US$ 470 milhões a mais do que “Contatos…” como também acabou se tornando um ícone do cinema.
Em tempo: Lucas nunca cobrou o valor que deveria receber pela aposta ganha, que, corrigido pela inflação, daria algo em torno de US$ 40 milhões. (por Anderson Antunes)