O ator João Miguel vai voltar no tempo. Depois de 15 anos, ele remonta o espetáculo “Bispo”, peça que o projetou no teatro e no cinema, inspirada na vida e obra de Arthur Bispo do Rosário, interno de uma colônia psiquiátrica no Rio de Janeiro descoberto tardiamente como um grande artista. Para a nova montagem, João Miguel reuniu um coletivo formado pelo roteirista Edgard Navarro, que assina o texto; pelos músicos André T e Pupillo, que assinam a trilha sonora e que conta também com Eryk Rocha – filho de Glauber Rocha – nos vídeos e Adriana Hitomi e Rebeca Matta nos figurinos. O espetáculo tem o apoio do Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea. A estreia acontece nesta sexta-feira, no Teatro Vila Velha, em Salvador – cidade natal de João Miguel.
“Voltar ao teatro e fazer o caminho inverso dos espetáculos teatrais foi escolha minha, o Nordeste é o espaço de resistência de grande produção criativa na história do país, de onde saíram grandes movimentos marcantes para a cultura brasileira, como o Tropicalismo, o Cinema Novo, o movimento Mangue Beat, grandes escritores, o movimento de teatro baiano nos anos 60 e etc”, disse o ator ao Glamurama.
O espetáculo, dirigido e interpretado por João Miguel, propõe a união de várias linguagens, fundindo cenário, luz e som, que são misturados em cena com frases do artista.
*
A primeira montagem de “Bispo” estreou também em Salvador, em 2001, após uma vasta pesquisa de João Miguel sobre a vida e obra de Arthur Bispo do Rosário. Com sucesso de público e de crítica, João Miguel ganhou prêmios de melhor ator, diretor, cenário, espetáculo e ator revelação, em 2001 e a indicação ao Prêmio Shell de melhor ator em 2003. Durante a temporada, foi convidado para estrear no cinema no filme “Cinema, Aspirinas e Urubus”, com o qual ganhou muitos prêmios, inclusive no Festival de Cinema de Cannes.
“Bispo”
Quando: De 5 a 28 de agosto – sexta e sábado, às 20h e domingo às 19h
Onde: Teatro Vilha Velha – Av. Sete de Setembro, s/n – Salvador