Enquanto Joe Biden precisou conquistar o apoio popular dos americanos para chegar à Casa Branca, um multimilionário que vive no Reino Unido desembolsou dias atrás nada menos que US$ 181 milhões (R$ 948,2 milhões) por um apartamento no Mayfair, um dos bairros mais chiques e caros de Londres, cujo principal atrativo é ter uma réplica do Salão Oval, o espaço em que o presidente dos Estados Unidos despacha na residência oficial de Washington.
No caso da propriedade londrina, quem teve a ideia de construir o escritório de inspiração americana foi um de seus donos mais antigos, Joseph P. Kennedy, que foi embaixador dos EUA no Reino Unido nos anos 1930 e é mais conhecido por ter sido o pai do 35º presidente americano, John F. Kennedy. E ele mandou fazer isso em 1938, muito antes da chegada de seu herdeiro mais famoso ao posto mais importante do mundo.
Como é comum nesses casos envolvendo cifras vultuosas, a identidade do comprador permanece um mistério. Mas sabe-se que o negócio fechado antes da vitória de Biden sobre Donald Trump inclui outros dois apartamentos adjacentes, que serão unidos ao original para totalizar 1,5 mil metros quadrados de área privativa. Geralmente, quem compra imóveis residenciais desse tamanho na capital britânica prefere mesmo o ostracismo. (Por Anderson Antunes)