Pierre Cardin, que completou 94 anos de idade no último dia 2, nem sequer teve tempo de celebrar o aniversário. É que o estilista está trabalhando dia e noite na preparação da coleção que irá apresentar no próximo sábado, em Paris. O desfile não faz parte da programação oficial da semana de alta-costura da cidade, que termina nesta quinta-feira, mas é aguardadíssimo pelos fashionistas.
A última vez que Cardin apresentou uma coleção de alta-costura foi em 2013, em desfile no Maxim’s. No sábado, ele vai apresentar 150 criações para homens, mulheres e crianças, em uma apresentação que terá duração de uma hora e 15 minutos. As cores dominantes serão roxo e violeta, e o tema da coleção é “a moda de amanhã”.
O palco do desfile será o Château de La Coste, a propriedade na comuna francesa de Lacoste que pertenceu ao Marquês de Sade e foi comprada por Cardin em 2001, com o objetivo de transformá-la em um museu da moda francesa. O estilista também é dono do Palais Bulles (algo como “Palácio Bolhas”), uma vila localizada no Maciço de l’Esterel, região montanhosa que faz fronteira com os Alpes Marítimos franceses, que ele colocou à venda no fim de 2015 por US$ 455 milhões (R$ 1,5 bilhão). (Por Anderson Antunes)