Publicidade

Neil Young vendeu uma participação de 50% em seu catálogo de canções para a empresa de investimentos Hipgnosis por cerca de US $ 150 milhões (cerca de 850 milhões de reais). O acordo cobre direitos autorais e renda de 1.180 canções, disse a Hipgnosis em um comunicado nesta quarta-feira.

O astro do folk rock, de 75 anos, é o mais recente de uma série de artistas a fechar acordos de venda de direitos, já que o streaming ajuda a aumentar o valor dos catálogos antigos. Um dos músicos mais respeitados dos EUA desde os anos 1960, quando tocou com bandas como Buffalo Springfield, Crazy Horse e Crosby, Stills, Nash & Young, e depois em carreira solo, Neil Young lançou 50 álbuns de estúdio e está duplamente homenageado no Rock & Roll Hall of Fame, como artista solo e como integrante do Buffalo Springfield. “Este é um acordo que muda a Hipgnosis para sempre”, disse o fundador da empresa de investimentos, Merck Mercuriadis, que confessou amor de longa data pelo trabalho de Young. “Comprei meu primeiro álbum de Neil Young aos 7 anos. ‘Harvest’ foi meu companheiro e conheço cada nota, cada palavra, cada pausa e silêncio intimamente. Neil Young, ou pelo menos sua música, tem sido meu amigo constante desde então.”

A Hipgnosis comprou os direitos de milhares de canções após sua oferta pública inicial. A empresa, listada em Londres, diz que dá aos investidores “exposição pura e simples a canções e direitos de propriedade intelectual de associados”. Antes de criar a Hipgnosis, a Mercuriadis, do mesmo dono, gerenciou artistas como Elton John, Guns N ‘Roses, Morrissey, Iron Maiden e Beyoncé.

Nessa mesma semana, a empresa anunciou também que concluiu um outro acordo e agora detém 100% dos direitos sobre todo o catálogo de Lindsey Buckingham, guitarrista e vocalista do Fleetwood Mac, e 50% dos direitos de composições inéditas; além de um acordo para 100% dos royalties para o catálogo de 259 canções do produtor Jimmy Iovine, bem como os royalties da produção do filme “8 Mile”, de Eminem, e “Get Rich or Die Tryin’, de 50 Cent.

Essas negociações estão acontecendo com grande frequência no mercado fonográfico. No mês passado, Bob Dylan vendeu seu catálogo inteiro, com mais de 600 canções de seus 60 anos de carreira, para a Universal Music Publishing Group. O acordo foi uma grande mudança para o cantor e compositor, que controlava grande parte de sua propriedade intelectual. Os termos financeiros da venda não foram divulgados, mas o New York Times especula algo em torno de US $ 300 milhões (cerca de 1 bilhão e 700 milhões de reais).

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter