Elba Ramalho frequenta Trancoso há mais de 30 anos. Apesar de morar no Rio, a cantora passa de dois a três meses por ano no hotspot, onde tem casa e é uma das habitués mais queridas do pedaço. A rotina de Elba por lá se resume a corridas na praia, mergulhos no mar, encontrar os amigos e fazer seus já tradicionais shows durante o verão (confira aqui a agenda dela nesta temporada). Dito tudo isso, quem melhor que ela, que conhece Trancoso desde os tempos em que “só ia quem sabia”, para nos dar dicas para curtir o melhor da essência do destino? É só tomar nota e boa viagem!
“A natureza daqui me fascina – as flores e plantas raras, o mar, tudo compõe uma das partes mais lindas do universo. Quando atravesso a ponte da minha casa e passo sobre o mangue estou pisando sobre a obra de Deus. Gosto muito dos amigos nativos, vou na casa de um, na casa de outro, gosto dessa coisa interiorana, de caminhar, andar descalça, ir à praia, ao Quadrado…” Às dicas:
“Parar no Cantinho Doce é uma obrigação. Por lá, peça um bobó de camarão na moranga ou feito no coco verde com farofa de banana.”+www.facebook.com/CantinhoDoceTrancosoBA
“Visite a igreja São João Bastista, a igreja do Quadrado, com a comunidade.”+www.paroquiadetrancoso.com.br
“Faça um almoço pós-praia na Silvana e Cia, no Quadrado. Dica: peça a moqueca.”+www.silvanaecia.com.br
“Assista apresentações de capoeira da escola Capoeira Sul da Bahia, que tem cerca de 350 alunos, do coral Elba Ramalho e da orquestra da Academia de Música de Trancoso.”+capoeirasdb0.com | +www.facebook.com/AcademiadeMusicadeTrancoso
“Tirar uma foto no mirante do Quadrado e esperar o entardecer pra curtir a calmaria que Trancoso tem que as cidades grandes não têm mais.”
“Veja as peças feitas de barro e de madeira. Minha casa em Trancoso é cheia de artesanato local. As luminárias são lindíssimas.”