Publicidade
afrodi
|| Créditos: Reprodução/ “Nove e Meia Semanas de Amor”

Que tal esquentar o clima deste Dia dos Namorados com a ajuda de alimentos afrodisíacos, glamurette? Haline Dalsgaard, nutricionista funcional, ensina pra gente: “O consumo de certos alimentos pode levar a reações fisiológicas que também estão presentes no ato sexual, como aumento da produção de calor, dos batimentos cardíacos, sensações de prazer. O termo afrodisíaco é derivado de Afrodite, nome da deusa da mitologia grega do amor carnal. Diz a mitologia que Afrodite deu seu nome a todos os alimentos e medicamentos estimulantes do ato sexual. É importante salientar que os alimentos afrodisíacos devem ser usados com equilíbrio e em conjunto com uma alimentação balanceada e pobre em frituras e excesso de açúcar. A prática de atividade física diária também é outro ato que deve ser considerado para uma boa saúde sexual. Mas vamos a alguns ingredientes afrodisíacos: tome nota!” (por Michelle Licory)

Chocolate, pimenta, canela, mel, amêndoa, amendoim... Fica a dica || Créditos: iStock
Chocolate, pimenta, canela, mel, amêndoa, amendoim… Fica a dica || Créditos: iStock

Pimenta

“Devido à presença da capsaicina, é um alimento termogênico. Ela age diretamente no fluxo sanguíneo, levando ao aumento da transpiração e dos batimentos cardíacos, sensações que estão presentes no ato sexual.
Pequenas quantidades (3 a 5g) já são suficientes para aumentar a produção de calor. Pode ser consumida como tempero, em geleias ou até mesmo como ingrediente em outras preparações. Em algumas pessoas, no entanto, a substância pode causar desconforto gastrointestinal, podendo ser irritante para a mucosa do estômago e do intestino”.

Chocolate

“O chocolate com maior teor de cacau é uma ótima opção para aumentar a libido. O cacau contém feniletilamina, também conhecida como hormônio da paixão, por produzir as mesmas endorfinas que são liberadas pelo corpo durante o sexo. Além disso contém a teobromina, substância revigorante, responsável pela melhora do humor e pela sensação de prazer. O consumo ideal de chocolate para o aumento da libido é 1 barrinha (25g)  de chocolate 70% de cacau na sobremesa ou até mesmo no final da tarde”.

Amendoim

“Os efeitos do amendoim como alimento afrodisíaco são bem controversos. Ele é rico em vitaminas do complexo B e, por isso, seu consumo ajuda no aumento de energia. Além disso contém boas fontes de vitamina E, nutriente que está relacionado com a produção de hormônios sexuais – e aumento da libido. Como o amendoim possui um alto valor calórico, deve ser consumido com moderação. O consumo diário não deve ultrapassar 30g”.

Mel

“O mel é rico em vitaminas e auxilia na produção de hormônios sexuais, como o estrogênio e a testosterona. Por isso está relacionado com o aumento da libido. O consumo de uma colher de sopa diariamente já é responsável por promover estes efeitos benéficos. Pode ser usado para adoçar o suco ou até mesmo para adicionar em frutas e iogurtes”.

Amêndoa 

“A  amêndoa, assim como outras oleaginosas (castanhas, avelãs, nozes), é considerada o símbolo da fertilidade. São ricas em zinco e selênio, que são minerais antioxidantes, além de ser rica em vitamina E, contribuindo assim para a saúde sexual e para o aumento da fertilidade. O consumo de 1 punhado (30g) de oleaginosas ao dia contribui bastante para o aumento da libido. Pode ser usada em lanches intermediários para regular o apetite”.

Canela

“A canela é uma especiaria antiga e um grande estimulante dos sentidos – inclusive sexual -, além de aumentar a resistência à fadiga e a temperatura corporal. Pode ser consumida em pó, mas o uso da canela em pau pode ser bem interessante para o preparo de chás ou para realçar e aromatizar doces e pratos orientais. Além das propriedades medicinais, é considerada como um símbolo do amor de grande poder afrodisíaco. Uma sugestão afrodisíaca e refrescante é uma combinação de casca de maçã, canela em pau e folhas de hortelã”.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter