Publicidade
Além da prosperidade e da boa sorte: especialistas falam sobre a Romã e como ela pode ajudar a saúde || Créditos: Divulgação

Da romã tudo se aproveita. Da casca até as sementes. A fruta é considerada por nutricionistas um superalimento. Encontrada no Brasil, principalmente no final de ano e no verão, a romã é leve, refrescante e oferece inúmeros benefícios para o corpo. Se você ainda não sabe tudo o que a fruta é capaz de oferecer, vale a pena incluir no seu dia-a-dia. Para nos ajudar nessa missão, conversamos com a chef e nutricionista Cinthya Maggi, colaboradora da Pomegranate Council (Conselho Nacional dos Produtores de Romãs dos EUA) e com o odontologista Dr. Ricardo Gaeta.

Por que a romã é um superalimento?

Cinthya Maggi: A romã é um verdadeiro elixir para a saúde. Uma romã média (150g) tem cerca de 105 calorias. Contém vitaminas do complexo B como o ácido pantatênico, o ácido fólico e a piridoxina, além de vitamina K e minerais como o cálcio, o cobre e o manganês. É uma boa fonte de potássio, vitamina C e fibras, assim como vitaminas e minerais.

Quais são os benefícios da romã para a saúde?

CM: Os arilos (sementes) vermelhos estão cheios de antioxidantes. Quanto mais intensa a cor da romã, mais compostos encontramos. Os antioxidantes, chamados de flavonoides, podem ajudar a manter a saúde das artérias, reduzir o colesterol e prevenir ataques cardíacos, além de retardar o envelhecimento.

O consumo da romã pode ajudar a prevenir a flacidez, celulite, perda da elasticidade e combate o envelhecimento da pele uma vez que aumenta a produção das fibras de colágeno e o fator de proteção do filtro solar na derme, além de proporcionar um bom fluxo de sangue no corpo, podendo ajudar a diminuir consideravelmente os riscos de problemas no coração como, por exemplo, ataques cardíacos e derrames.

Já em relação às atividades cerebrais, a fruta também melhora as funções cognitivas podendo ajudar a prevenir a doença de Alzheimer. A romã ainda atua no fortalecimento do sistema imunológico e na reconstituição muscular de atletas. Por ser rica em potássio, evita as câimbras e melhora a hidratação do corpo, auxiliando na reposição do que foi perdido durante os exercícios.

Como podemos aproveitar o máximo da fruta?

CM: Por ser uma fruta muito versátil, a romã pode ser consumida em forma de chá, suco, drink, snack, salada, molho, prato principal, doce e em sua forma pura. A romã é uma excelente aliada quando o assunto é emagrecimento e alimentação saudável. Suas 648 sementes são doces com um toque de acidez, uma explosão de sabor. Ideal para os dias quentes de verão.

Por que a romã é importante para a saúde bucal?

Ricardo Gaeta: Nossa boca é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, ou seja, ela é uma porta de entrada para bactérias e microrganismos que prejudicam à saúde. Escovar bem os dentes, passar o fio dental após as refeições e usar enxaguantes bucais são medidas que todos nós já conhecemos mas, podemos usar e abusar de aliados nessa missão. A ingestão de alimentos com propriedades antibacterianas e antivirais como as da romã ajudam a reduzir os efeitos da placa bacteriana e protegem contra doenças orais como a gengivite.

Como o consumo da romã pode ajudar nos cuidados com a boca?

RG: A romã possui vitamina A que contribui para o desenvolvimento dos dentes, vitamina K que auxilia na saúde dos ossos e cálcio conhecido por ajudar na formação óssea, fundamentais para garantir uma boa mastigação e consequentemente uma digestão eficiente. Com propriedades antibacterianas, a romã auxilia nosso organismo, que é um sistema interligado, a não ter uma disfunção na boca capaz de desencadear alterações imunológicas, digestivas e até mesmo cardíacas, uma vez que as bactérias podem migrar até outros órgãos pela corrente sanguínea.

Quais dicas, utilizando a romã, você recomenda?

RG: Os chás, sucos e infusões feitos com a romã são indicados para prevenir aftas, gengivites e cáries. São muito eficientes também na cicatrização da mucosa bucal. Outra dica é fazer gargarejo com a infusão da romã ainda morna para melhorar infecções na garganta. Em uma panela coloque as cascas da romã e deixe ferver por aproximadamente 15 minutos. Mantenha a panela tampada e aguarde até que fique morno.

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter