Publicidade
Estados Unidos, Hong Kong e França: como dar gorjeta nesses países? // Divulgação

Uma questão que ainda deixa muita gente confusa em viagens ao exterior é a das gorjetas. Quando dar? Qual o valor adequado? Em algumas partes do mundo, o ato de dar uma gorjeta está tão enraizado que chega a ser falta de educação se você não der uma. Até mesmo em lugares em que essa cultura não seja tão forte, um pequeno gesto para recompensar um bom serviço deixa todo mundo com um sorriso no rosto. Por outro lado, há lugares onde a gorjeta é inadmissível. Pensando nisso, a Booking.com separou para o Glamurama algumas dicas espertas de como fazer bonito lá fora.

Nos EUA
Na capital mundial das gorjetas, ou ‘tips’, elas são praticamente obrigatórias. Se você não der nenhuma, talvez um garçom saia correndo atrás de você (o salário dos funcionários é complementado com gorjetas). Ao comer fora, 20% sobre o valor gasto é o padrão; barmans esperam ganhar um dólar por bebida se te atenderem no bar. Nos hotéis, reserve um dólar ou dois por mala que o carregador levar; 1 dólar se ele chamar um táxi para você, e cerca de 5 dólares por noite pelo serviço de limpeza. Os taxistas também esperam ganhar gorjetas. Não tem como errar se você ficar nos 20%.

Na Espanha e em Portugal
Os espanhóis e os portugueses não são muito de dar gorjetas, mas quanto mais turístico for o lugar, mais os funcionários esperam ganhar uma. O serviço raramente é incluído na conta – se você vir um valor marcado como IVA, ele é um imposto, não uma gorjeta. Uns trocadinhos em euros são o suficiente em cafés e restaurantes descontraídos; em lugares mais chiques, 10% sobre o valor da conta é uma boa recompensa. Em bares, não faz mal deixar o troco, principalmente se for um lugar com serviço de mesa ou se você ganhou aperitivos de cortesia. A gorjeta não é esperada em nenhum outro lugar, exceto alguns euros por carregamento de malas ou serviço de quarto.

Na Itália
Os italianos são bem tranquilos quando o assunto é gorjeta, mas os costumes americanos estão começando a virar regra em cidades como Roma, Florença e Veneza. Qualquer coisa marcada como “servizio” é o serviço (que geralmente é de até 10%) e aí não precisa dar gorjeta além disso. Se quiser, deixe alguns euros na mesa para ser visto como uma pessoa generosa. Em hotéis, alguns euros para o carregador é tudo o que você precisa. Os taxistas esperam que você arredonde o valor da corrida para cima, mas só até o valor mais próximo.

Na França
A gorjeta não é obrigatória – basta deixar algumas moedas na bandeja usada para trazer a conta, se quiser. Se você não precisar de troco, diga “gardez la monnaie” ao entregá-la. “Service compris” na conta significa que o serviço está incluído. Mas a maioria dos franceses dão uma gorjeta em cima desse valor em dinheiro se estiverem satisfeitos com o atendimento. Bares geralmente incluem o serviço da mesma forma que os restaurantes se tiverem serviço de mesa. Carregadores de malas e os serviços de quarto esperam ganhar alguns euros, enquanto a maioria dos taxistas espera que você arredonde o valor da corrida para cima ou pague um pouquinho a mais.

Na Holanda
Para os holandeses, a gorjeta é usada para recompensar um bom atendimento em vez de ser a base do pagamento, então leve isso em consideração se tiver um ótimo serviço. A conta geralmente inclui 5% de serviço, mas você pode dar mais 5%. Em cafés, procure pelo “fooienpot” – pote de gorjetas – no balcão para deixar umas moedas a mais. Não é uma prática comum em bares, a menos que eles tenham serviço de mesa. No hotel, algumas moedas para o funcionário que carregar suas malas geralmente é mais que o suficiente. Vai pegar um táxi? Não precisa dar gorjeta, mas arredondar o valor para cima cai bem.

Em Hong Kong
Apesar de não ser uma prática comum dos moradores de Hong Kong, quem trabalha com turistas ocidentais aprendeu a gostar das gorjetas, of course. Sempre dê ‘tips’ para guias turísticos porque isso já é esperado, mas reclamar de ter que dar gorjetas pode ser visto como falta de educação, então dê o dinheiro com um sorriso e agradeça. A maioria dos restaurantes inclui uma taxa de serviço de 10%. Deixe alguns dólares a mais em dinheiro – é a única forma de garantir que o garçom vai ficar com a gorjeta em vez do estabelecimento. Para carregadores de malas e funcionários de hotéis, considere dar 20 dólares de Hong Kong. Os taxistas não esperam receber gorjeta, mas ficam agradecidos se receberem algumas moedas a mais.

No Japão
No geral, a gorjeta não é habitual por lá. Em certas circunstâncias, pode até ser considerado rude ou ofensivo. A opinião é de que você já está pagando por um bom serviço, então por que pagaria mais? Existem certas maneiras de dar um agrado em ryokans sofisticados ou para experiências turísticas (geralmente deixadas em um envelope), mas para evitar constrangimentos e mostrar respeito, é mais seguro apenas evitar as gorjetas.

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter