A Agência de Segurança Nacional dos EUA não para de aparecer nos noticiários. E agora o motivo é que Angela Merkel, a chanceler alemã, está na lista de líderes mundiais sujeitos à vigilância feita pela NSA. A notícia foi extraída de documentos fornecidos pelo ex-funcionário da agência, o polêmico Edward Snowden, neste sábado.
Snowden disse que a NSA mantinha mais de 300 relatórios sobre Merkel em um banco de dados especial sobre os chefes de Estado , incluindo também os presidentes do Peru, Somália, Guatemala, Colômbia e Belarus. As informações sobre Merkel estão guardadas em um arquivo especial, juntamente com os dados relativos a 122 chefes de Estado e de governo que foram “espiados” pela NSA. Os ficheiros, classificados como “top-secret”, foram armazenados em uma base de dados denominada Marina, que contém o registo de ligações telefônicas com as datas, locais e duração das chamadas.
Relatos da vigilância americano sobre a líder alemã, porém, não são novas. Em outubro de 2013, Snowden já havia informado que a NSA monitorava o celular de Merkel por mais 10 anos. No início deste mês, deputados alemães concordaram em lançar um inquérito sobre vigilância feita pela NSA e outros serviços de inteligência estrangeiros. Promotores federais alemães também pode abrir uma investigação. Vai dar pano pra manga…