Publicidade
Adriana Calcanhoto se apresenta na abertura de “A Biblioteca de Grifos de Waly Salomão”

Com curadoria de seu filho, Omar Salomão, e de Anna Dantes, foi inaugurada essa terça-feira a mostra “A Biblioteca de Grifos de Waly Salomão”, na Biblioteca Parque Estadual, no Rio. A exposição inédita tem instalações e livros retirados do acervo pessoal do poeta, um universo de 8 mil títulos, muitos deles cheios de intervenções realizadas durante a leitura. São frases e composições gráficas que comentam textos de outros autores e compõem parte essencial da arte de Waly. Para quem não sabe, sua obra também inclui músicas gravadas por Caetano Veloso, Maria Bethânia, Adriana Calcanhoto e Gal Costa – é dele, em parceria com Jards Macalé, “Vapor Barato”, um dos grandes sucessos da cantora.

* Adriana fez um pocket show na noite de abertura. “O Waly só cresceu em importância para mim. Eu conhecia as músicas dele gravadas por Gal, Bethânia, João Bosco, mas o convívio com ele foi muito rico, porque ele sempre foi muito generoso. É uma pessoa em quem eu penso todo dia, ele faz muita falta no mundo.”

* Omar também conversou com a gente. “Os grifos são conexões. Não é apenas um leitor-escritor, mas um artista que transita pela música, artes plásticas, poesia, performance. Que assim como na vida, em que conectava lugares e pessoas – ‘da corte ao cortiço’ -, nos livros, conecta autores, ideias, palavras, e também lugares e pessoas.”

* Em tempo: Virgínia Cavendish, Luis Zerbini e Marcelo Yuka vão participar de jogos de leituras com mediação da filósofa Rosa Dias, eventos paralelos à mostra. Para escutar “Vapor Barato”, play aqui embaixo. Depois, siga a seta para ver quem passou pela Biblioteca.

[galeria]1503811[/galeria]

Serviço:
“A Biblioteca de Grifos de Waly Salomão”
Data: 15 de outubro a 14 de dezembro
Horário: De terça a domingo, das 10h às 20h.
Endereço: Avenida Presidente Vargas, 1.261, Centro.
Telefone: 21 2332-8647
Entrada Franca

 

VOCÊ TAMBÉM PODE GOSTAR

Instagram

Twitter